Topo

Festival de Cinema de Taormina planeja homenagem ao ator James Gandolfini

Ator James Gandolfini, astro de "Família Soprano", morreu aos 51 anos nos EUA - AFP Photo
Ator James Gandolfini, astro de "Família Soprano", morreu aos 51 anos nos EUA Imagem: AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 09h08

O Festival de Cinema de Taormina, na Sicília, planeja uma homenagem ao ator James Gandolfini, que morreu nesta quarta-feira (19), aos 51 anos, vítima de um ataque cardíaco .

Astro da popular série "Família Soprano", o ator estava em Roma com a família e se preparava para receber um prêmio e dar palestras no Festival de Taormina quando sentiu-se mal e morreu em um hosptial.

Os organizadores do festival, Mario Sesti e Tiziana Rocca, divulgaram um comunicado nesta quinta-feira (20), que foi reproduzido pelo site Deadline. "Estamos profundamente tristes. Tínhamos ouvido falar de James Gandolfini algumas horas antrs e ele estava muito feliz por estar na Itália e por poder receber o prêmio".

Além de anunciar que estão preparando uma homenagem à carreira e talento do ator, os organizadores disseram: "Ele foi o ator norte-americano que melhor do que ninguém foi capaz de interpretar o ítalo-americano com a sua personalidade cheia de contrastes, ambição, dor, humor. Ele foi um cara da idade de ouro da televisão, mas também um ator de filme memorável". O festival termina no sábado (22) à noite.

Carreira
O ator, natural de Nova Jersey e de raízes italianas, ganhou fama após protagonizar "Família Soprano", série transmitida pelo canal pago "HBO" entre 1999 e 2007 e que se transformou em um dos maiores sucessos da história da televisão americana.

"Família Soprano" foi escolhida como a melhor série de TV pelo sindicato dos roteiristas norte-americanos, o Writers Guild Of America (WGA), em lista divulgada em junho de 2013.

O programa girava em torno do mafioso Tony Soprano em seu dia a dia com sua família disfuncional e seu grupo criminoso, sempre envolvido em assuntos turvos.