Topo

Marcelo Adnet quer dirigir filmes para "quebrar ritmo" alucinante de atuações

Marcelo Adnet passa a integrar o elenco da Rede Globo - Renato Miranda/TV Globo
Marcelo Adnet passa a integrar o elenco da Rede Globo Imagem: Renato Miranda/TV Globo

Maria Martha Bruno

Do UOL, no Rio

25/06/2013 09h00

Depois de passar 2h15 no trânsito para chegar da zona sul do Rio de Janeiro ao set de filmagens do longa "Muita Calma Nessa Hora 2", na zona oeste da cidade, Marcelo Adnet teve mais motivos para sua mudança de rumo. "Quero quebrar esse ritmo", disse ele ao UOL, referindo-se à perda de tempo entre um deslocamento e outro para realizar seus trabalhos.

No ar pela TV Globo desde abril --depois de cinco anos na MTV--, Adnet disse que "é um tesão" se envolver com o cinema, mas ressalta as dificuldades do ritmo alucinante. "Costumo ter algumas férias em dezembro ou janeiro. É muito duro. Muitas vezes, as gravações começam muito cedo e terminam tarde. Por isso tenho que escolher a dedo os filmes [que vou fazer]", contou ele, em meio às gravações da comédia dirigida por Felipe Joffily.

E, para driblar as dificuldades, Adnet já tem um plano B: "Quero dirigir ou escrever". E ele já tem o rascunho de um projeto em curso. "Ainda não é oficial, mas existe um caminho que já está sendo percorrido. Acho que até este novo projeto eu faria, no máximo, só mais um filme". Sua próxima ideia para o cinema é misturar humor e política, já de olho nas eleições de 2014. E admitiu que as manifestações que sacodem o país nas últimas semanas, inevitavelmente, servirão de combustível e inspiração para seu novo trabalho.

Ainda que, para ele, produções que se focam mais no enredo e que nem sempre têm tantos recursos técnicos disponíveis encontrem mais dificuldades nos tempos atuais. "O cinema artesanal, ousado e sensível está complicado de se fazer. Por causa do nosso ritmo de vida, fica mais difícil de as pessoas se interessarem e terem tempo".

Para Marcelo Adnet, a velocidade dos smartphones e demais aparatos tecnológicos dita um ritmo que algumas vezes não contribui para o chamado cinema autoral ou de arte. "Ultimamente as pessoas têm muita pressa. A gente vive cada vez mais rápido por causa dos iPhones. Cinco segundos são uma eternidade. Isso atrapalha a questão do cinema autoral. Há pouca paciência. Tudo é dinâmico e rápido".

Muita calma a si mesmo
Em meio a novos projetos e desafios, o ator disse que pediria "muita calma nessa hora" a ele mesmo. "A gente toma decisões por nossa conta, se enfia em compromissos, faz as coisas porque escolhe fazer. E é preciso calma para tomar essas decisões, porque a gente não pode culpar os outros. É preciso decidir com inteligência", filosofou.

Sobre o personagem Augusto Henriques de "Muita Calma Nessa Hora" (2010), Adnet disse que ele volta na continuição praticamente do mesmo jeito que era. "Foi um dos meus papéis mais marcantes. Vejo que o pessoal repete nas ruas os bordões. Agora o Augusto envelheceu um pouquinho, mas continua o mesmo mauricinho paulistano, viciado em produtos importados e em baladas".

"Muita Calma Nessa Hora 2", escrita por Bruno Mazzeo e Augusto Casé, mostra o reencontro entre as quatro amigas do primeiro filme, três anos depois. O filme ainda não tem data para estrear, mas está previsto para chegar aos cinemas no primeiro semestre de 2014. No elenco estão ainda Heloísa Perissé, Fernanda Souza, Gianne Albertoni, Hélio de La Peña, Maria Clara Gueiros, Andréia Horta e Débora Lamm, além de participações de Alexandre Nero, Emilio Orciollo Netto, Paulo Betti e Alexandra Richter.