Topo

Último filme com Walmor Chagas compete no Festival de Gramado 2013; "Flores Raras" abre o evento

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 12h19

A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou nesta terça-feira (2) os concorrentes e os homenageados da 41ª edição do evento, que acontece de 9 a 17 de agosto na cidade da Serra Gaúcha. Puderam participar da seleção longas-metragens finalizados após 1º fevereiro de 2012 e curtas finalizados a partir de agosto do mesmo ano. 

O filme escolhido para abrir o festival deste ano será "Flores Raras", de Bruno Barreto. Estrelado por Glória Pires e Miranda Otto, a produção reconstitui a história de amor entre a escritora americana Elizabeth Bishop e a paisagista carioca Lota de Macedo Soares. Sua estreia em circuito só acontece em 10 de agosto. Na última edição, o filme escolhido para abrir o festival foi "360", de Fernando Meirelles. 

Trailer de "Até que a Sbórnia nos Separe"

A competição de longas nacionais traz o último trabalho de Walmor Chagas, "A Coleção Invisível", dirigido pelo francês Bernard Attal. O papel do ator era o de um personagem cego, e ele mesmo estava perdendo a visão pouco a pouco. Chagas se suicidou em janeiro deste ano, em sua pousada, em Guaratiguentá (SP). 

Uma surpresa da competição é a animação "Até Que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr. O filme é o primeiro longa de animação brasileiro inteiramente formatado em 3D. Estrelado por Maitê Proença, "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer", de Domingos Oliveira, também está na competição. O longa já havia figurado entre as produções da Mostra de São Paulo de 2012. 

O festival realiza, além das quatro mostras competitivas -- longa-metragem brasileiro, longa-metragem estrangeiro, curta-metragem brasileiro e curta-metragem gaúcho --, mostras paralelas de filmes compostas por produções convidadas pela Coordenação Geral dos Curadores. José Wilker, Rubens Ewald Filho e Marcos Santuario continuam na curadoria da seleção de longas do festival.

Os longas-metragens vencedores receberão um prêmio de exibição no valor de R$ 5 mil -- curtas recebem o prêmio de exibição no valor de R$ 1 mil. Todas as obras exibidas dentro da competição também concorrem ao tradicional troféu Kikito, criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld, além de prêmios em dinheiro.

Trailer de Flores Raras

O último vencedor
"Colegas" foi o grande vencedor do 40º Festival de Gramado. O longa-metragem de Marcelo Galvão venceu nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Prêmio especial do Júri, este último dado ao trio de atores com síndrome de Down Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk.

Com uma mudança na administração e curadoria na edição de 2012, o público também pôde acompanhar uma seleção diversificada de filmes e comprar ingressos a preços mais populares. No entanto, falhas na exibição tiraram um pouco do brilho do evento e provocaram reclamações dos competidores.

Veja lista de selecionados para a competição: 

Longas Nacionais
"A Bruta Flor do Querer" (2013) - SP Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade"
"A Coleção Invisível" (2012) - BA Direção: Bernard Attal
"Até Que a Sbórnia nos Separe" (2013) - RS Direção: Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
"Éden" (2013) - RJ Direção: Bruno Safadi
"Os Amigos" (2013) - SP Direção: Lina Chamie
"Primeiro Dia de Um Ano Qualquer" (2012) - RJ Direção: Domingos Oliveira
"Revelando Sebastião Salgado" (2012) - RJ Direção: Betse de Paula
"Tatuagem" (2013) - PE Direção: Hilton Lacerda

Longas estrangeiros
"A Oeste do Fim do Mundo" (2013) – Argentina/Brasil (coprodução) Direção: Paulo Nascimento
"El Padre de Gardel" (2013) – Uruguai Direção: Ricardo Casas
"Puerta de Hierro – El Exilio de Perón" (2012) – Argentina Direção: Dieguillo Fernández e Víctor Laplace
"Repare Bem" (2012) – Portugal Direção: Maria de Medeiros
"Venimos de Muy Lejos" (2012) – Argentina Direção: Ricardo Piterbarg
"Cazando Luciérnagas" (2013) – Colômbia Direção: Roberto Flores Prieto