Filmes e séries

Superman "coxinha" de Zack Snyder faz espectador torcer para que vilão lhe dê uma surra

Alessandro Giannini

Do UOL, em São Paulo

11/07/2013 07h00

Sob a direção de Zack Snyder, "O Homem de Aço", que traz o britânico Henry Cavill no papel de Clark Kent/Kal-El e Amy Adams como a repórter Lois Lane, é uma nova tentativa de a Warner e a DC Comics reiniciarem a saga do super-herói mais emblemático do universo dos quadrinhos, quase um símbolo para boa parte dos norte-americanos e crianças e adultos de várias outras nacionalidades.

Snyder teve à disposição US$ 225 milhões para levar o personagem a lugares onde ele jamais esteve em sua carreira multimidiática. Do ponto de vista tecnológico, o avanço atinge desde os efeitos especiais até os gigantescos planos rodados em IMAX, algo difícil de não deixar os espectadores boquiabertos com a riqueza de detalhes e o realismo impressos na tela.

Até do ponto de vista da dramaturgia, Snyder trabalhou em cima de uma história criada pelo roteirista David S. Goyer e o também produtor-executivo Christopher Nolan que foge do habitual triângulo Superman, Lois Lane, Lex Luthor. Nesse sentido, escolheu como vilão um personagem pouco notório para os espectadores não iniciados e um ator excepcional para interpretá-lo. Na pele do vingativo general Zod, Michael Shannon coloca Cavill e o seu Clark Kent "coxinha" muitas vezes na sombra, e em vários momentos chegamos a pensar como seria bom -- pra variar esse herói que tanto representa os valores norte-americanos -- levar uma sova daquelas.

TRAILER LEGENDADO DO "O HOMEM DO AÇO"

Só isso é um sinal de que algumas coisas não estão funcionando. Quando o vilão faz sombra ao herói e o engole na maior parte das vezes em que se apresentam juntos na tela, só pode haver um desequilíbrio de forças na distribuição de papéis. Além disso, há outros atos falhos e buracos de lógica na condução da trama que chegam a ser inexplicáveis e constrangedores, como é o caso, por exemplo, da mudança de atitude de Lois Lane, uma repórter investigativa "sangue nos olhos", disposta a denunciar até a identidade do Superman, que de uma hora para outra, depois de uma simples conversa, abandona toda a sua ambição para defender o suposto benfeitor. Há outros exemplos mais ou menos parecidos, mas elencá-los seria apenas tão entediante quanto repetí-los na lembrança.

CONHEÇA BRASILEIRO QUE CRIOU
EFEITOS ESPECIAIS PARA O FILME

  • Divulgação / Disney

Cavill como Superman e Kevin Costner como o pai adotivo de Clark, Jonathan, são exemplos dos mais retumbantes "miscastings" - erro de escalação - do filme. Embora tenha compleição física para o papel, Cavill não tem a mesma ingenuidade sincera e o mesmo carisma de um Christopher Reeve. Ainda que a tentativa fosse de criar um herói mais realista e perturbado -- talvez como... Batman -- não há como transformar essa característica inapelável do personagem. Quanto ao pai interpretado por Costner, bem, fica a lição de que nem sempre o ator é culpado pelos erros daqueles que escrevem o que declama e o faz representar. O ator poderia ao menos ter sido poupado da sequência em que sai de cena no filme, algo que certamente entrará para os anais do Framboesa de Ouro -- o Oscar do pior em Hollywood.

A Lois Lane de Amy Adams e a mãe de Clark, Martha, interpretada por Diane Lane, deixam apenas um breve rastro na memória, especialmente à medida que a distância da sessão se acentua. O ex-parceiro de Mariska Hargitay em "Lei e Ordem: SVU", Christopher Meloni, como um general do governo americano, também parece não ter se descolado ainda do personagem que interpretou por mais de uma década na TV. O que, no fim das contas, é mais um sinal de que toda a trama é muito mal costurada, sem dar o devido peso aos personagens certos e valorizando momentos mal construídos dramaticamente. A imagem é parecida com a de um quebra-cabeças em construção com o vislumbre de uma imagem grandiosa, quebrada por grandes buracos nos lugares estratégicos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Colunas - Ricardo Feltrin
EFE
Roberto Sadovski
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
Da Redação
do UOL
do UOL
Reuters
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
EFE
AFP
Topo