Topo

Jovem paquistanesa atacada por talibãs por defender educação de meninas será tema de documentário

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 16h07

A história de Malala Yousafzai, adolescente paquistanesa atacada por talibãs por defender a educação para meninas em seu país, será contada em um documentário. Davis Guggenheim, cineasta que ganhou o Oscar em 2007 com “Uma Verdade Inconveniente”, filme sobre a campanha contra o aquecimento global do ex-candidato à Presidência dos EUA Al Gore, vai dirigir a produção sobre Malala. As informações são do site da revista “The Hollywood Reporter”.

A adolescente paquistanesa foi atingida om um tiro na cabeça em um ataque talibã contra o ônibus escolar no qual ia para o colégio, no dia 9 de outubro de 2012, no Vale do Swat (noroeste do Paquistão). Os talibãs queriam puni-la por seu engajamento em favor do direito das jovens de frequentar a escola. Ela tinha 15 anos quando sofreu o ataque. Outras duas garotas ficaram feridas no ataque.

Malala ficou conhecida após ser revelado que ela era a autora de um blog anônimo sobre a vida no Vale do Swat, localidade onde os militantes talibãs paquistaneses haviam banido garotas de irem à escola. Ela se tornou uma referência na luta pela educação de garotas no país.

A bala que atingiu Malala durante o ataque perfurou a cabeça e o pescoço da garota, ficando alojada em seu ombro. Ela foi levada ao Reino Unido, onde recebeu tratamento médico e mora atualmente. Os talibãs já afirmaram que tentariam um novo ataque contra a adolescente.

Na última sexta-feira (12), Malala disse, durante discurso na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, que não será silenciada por ameaças terroristas. "Eles pensaram que a bala iria nos silenciar, mas eles falharam", afirmou, na Assembleia de Jovens da ONU, no dia em que completou 16 anos.

"Os terroristas pensaram que eles mudariam meus objetivos e interromperiam minhas ambições, mas nada mudou na vida, com exceção disto: fraqueza, medo e falta de esperança morreram. Força, coragem e fervor nasceram", completou, em um discurso durante o qual recebeu muitos aplausos.

Além do filme, Malala já está sendo retratada numa biografia, que tem previsão de publicação para setembro.