Topo

Documentário revela que médicos sugeriram desligar aparelhos de Stephen Hawking

1.mai.2013 - O cientista britânico Stephen Hawking, de 71 anos, que há anos sofre com uma doença degenerativa, disse na terça-feira que tem planos de viajar para o espaço e que sua condição física não o impediria de atingir seu objetivo - EFE/Facundo Arrizabalaga
1.mai.2013 - O cientista britânico Stephen Hawking, de 71 anos, que há anos sofre com uma doença degenerativa, disse na terça-feira que tem planos de viajar para o espaço e que sua condição física não o impediria de atingir seu objetivo Imagem: EFE/Facundo Arrizabalaga

Do UOL, em São Paulo

29/07/2013 20h47

Em documentário que será lançado em setembro, o cientista Stephen Hawking revelará que médicos sugeriram a sua mulher, Jane, desligar os aparelhos quando ele estava em coma após ficar com pneumonia em 1985. As informações são do site The Telegraph.

A primeira mulher de Hawking não aceitou a sugestão dos médicos e insistiu que ele retornasse para Cambridge, Reino Unido. Na época, fazia 22 anos que o cientista tinha descoberto que era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) – doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Médicos dizem que vítimas da doença vivem em média cinco anos. No entanto, Hawking já sobrevive há cinco décadas.

Quando ficou com pneumonia, Stephen Hawking estava escrevendo “A Brief History of Time” e terminou o livro logo após sair do hospital – que vendeu mais de 10 milhões de cópias.

O novo documentário mostra a constante luta do cientista contra a morte e detalhes dos seus dois casamentos. O filme será lançado no mesmo dia que o livro de memórias de Stephen Hawking. “Todos os dias pode ser meu último. Eu tenho o desejo de fazer o melhor todo minuto”, explicou o cientista.