Topo

Filme com Tom Hanks como capitão abrirá Festival de Londres

Tom Hanks em cena do filme "Captain Phillips", dirigido por Paul Greengrass - Divulgação
Tom Hanks em cena do filme "Captain Phillips", dirigido por Paul Greengrass Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 12h38

O filme "Captain Phillips", no qual o ator Tom Hanks interpreta um capitão da marinha americana sequestrado por piratas somalis, abrirá o 57º Festival de Cinema de Londres (o BFI London Film Festival) no dia 9 de outubro.

A abertura será no Odeon Leicester Square e a ocasião marcará também a estreia europeia do longa.

Clare Stewart, diretor do festival, afirmou em comunicado estar muito feliz com a escolha do filme, dirigido por Paul Greengrass, que é, segundo Stewart, um dos maiores apoiadores do Festival de Londres.

"'Capitain Phillips é um drama intenso com foco em dois homens forçados a uma rota de colisão por forças políticas globais muito maiores que eles próprios", comentou o diretor.

O festival vai até o dia 20 de outubro.

Adaptação de livro
O filme é o primeiro de Paul Greengrass desde "Zona Verde" (2010), estrelado por Matt Damon. Greengrass também tem no currículo "A Supremacia Bourne" (2004) e "O Ultimato Bourne" (2007).

A produção é uma adaptação do livro "A Captain's Duty", escrito por Phillips, em 2009. O objetivo é revisar a história do capitão do Maersk Alabama e dos fatos acontecidos quando se dirigia a Mombaça (Quênia) quando foi aprisionado.

O Maersk Alabama, tripulado por Phillips e seus companheiros, navegava próximo do litoral da Somália quando foi abordado por piratas no dia 8 de abril de 2009. Phillips pediu aos 20 membros da tripulação que se trancassem em um camarote e se ofereceu como voluntário para garantir a segurança de sua equipe.

O capitão foi resgatado pela marinha americana após passar cinco dias sequestrado em um bote salva-vidas.

O episódio atraiu a atenção da mídia internacional e até resultou em declarações do presidente americano, Barack Obama, que, ao ser informado de sua libertação, admirou a "coragem do capitão Richard Phillips", a quem qualificou de "modelo para os Estados Unidos".

"Captain Phillips" foi o escolhido para abrir também o Festival de Cinema de Nova York, que se realiza de 27 de setembro a 13 de outubro.