Filmes e séries

Inscrições para representar o Brasil no Oscar 2014 começam na quarta

Divulgação/Bananeira Filmes
Pôster da campanha com que "O Palhaço" tentou ser indicado ao Oscar, no ano passado Imagem: Divulgação/Bananeira Filmes

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 12h54

As inscrições para escolher o filme que vai tentar representar o Brasil no Oscar 2014 começarão nesta quarta-feira (7) e irão até o dia 30. O nome do longa-metragem escolhido será divulgado no dia 20 de setembro.

A produção selecionada será pré-indicada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que escolherá cinco longas de todo o mundo para concorrer na categoria de melhor filme em língua estrangeira da 86ª edição do prêmio.

O prazo das inscrições foi definido por uma portaria da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, publicada na edição desta terça-feira (6) do “Diário Oficial da União”.

Assinada pelo secretário Leopoldo Nunes da Silva Filho, a portaria determina também que serão aceitos apenas filmes que tenham sido ou que serão exibidos publicamente pela primeira vez no Brasil e por ao menos sete dias seguidos numa sala comercial entre 1º de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2013.

Os pedidos devem ser feitos na secretaria por meio de um requerimento junto com 12 cópias do filme em DVD. O material também pode ser enviado pelo correio, mas a secretaria destaca que não se responsabiliza pelo atraso no recebimento.

Uma comissão especial de cinco membros – formada por Silva Filho, George Torquato Firmeza, Renata Almeida, Sylvia Bahiense Naves e Vânia Catani – vai analisar e decidir o filme que será pré-indicado à Academia. Os integrantes dessa comissão não podem ter qualquer tipo de vínculo com as produções concorrentes.

No ano passado, o filme “O Palhaço” foi escolhido para representar o Brasil, mas não foi indicado pela Academia americana para concorrer ao prêmio. Em 2012, “Tropa de Elite” tentou concorrer ao prêmio, mas também não foi indicado.

A última vez que um filme brasileiro concorreu ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira foi em 1999, com “Central do Brasil”. Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz por sua atuação no mesmo filme.

Em 2004, “Cidade de Deus” foi indicado nas categorias de melhor diretor (Fernando Meirelles), edição (Daniel Rezende), fotografia (César Charlone) e roteiro adaptado (Bráulio Mantovani).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Da Redação
EFE
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
EFE
do UOL
EFE
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
Comportamento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
Reuters
Topo