Topo

Inscrições para representar o Brasil no Oscar 2014 começam na quarta

Pôster da campanha com que "O Palhaço" tentou ser indicado ao Oscar, no ano passado - Divulgação/Bananeira Filmes
Pôster da campanha com que "O Palhaço" tentou ser indicado ao Oscar, no ano passado Imagem: Divulgação/Bananeira Filmes

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 12h54

As inscrições para escolher o filme que vai tentar representar o Brasil no Oscar 2014 começarão nesta quarta-feira (7) e irão até o dia 30. O nome do longa-metragem escolhido será divulgado no dia 20 de setembro.

A produção selecionada será pré-indicada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que escolherá cinco longas de todo o mundo para concorrer na categoria de melhor filme em língua estrangeira da 86ª edição do prêmio.

O prazo das inscrições foi definido por uma portaria da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, publicada na edição desta terça-feira (6) do “Diário Oficial da União”.

Assinada pelo secretário Leopoldo Nunes da Silva Filho, a portaria determina também que serão aceitos apenas filmes que tenham sido ou que serão exibidos publicamente pela primeira vez no Brasil e por ao menos sete dias seguidos numa sala comercial entre 1º de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2013.

Os pedidos devem ser feitos na secretaria por meio de um requerimento junto com 12 cópias do filme em DVD. O material também pode ser enviado pelo correio, mas a secretaria destaca que não se responsabiliza pelo atraso no recebimento.

Uma comissão especial de cinco membros – formada por Silva Filho, George Torquato Firmeza, Renata Almeida, Sylvia Bahiense Naves e Vânia Catani – vai analisar e decidir o filme que será pré-indicado à Academia. Os integrantes dessa comissão não podem ter qualquer tipo de vínculo com as produções concorrentes.

No ano passado, o filme “O Palhaço” foi escolhido para representar o Brasil, mas não foi indicado pela Academia americana para concorrer ao prêmio. Em 2012, “Tropa de Elite” tentou concorrer ao prêmio, mas também não foi indicado.

A última vez que um filme brasileiro concorreu ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira foi em 1999, com “Central do Brasil”. Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz por sua atuação no mesmo filme.

Em 2004, “Cidade de Deus” foi indicado nas categorias de melhor diretor (Fernando Meirelles), edição (Daniel Rezende), fotografia (César Charlone) e roteiro adaptado (Bráulio Mantovani).