Topo

Sequência de "Aviões" terá combate a incêndios e inspiração em stand-up

Cena da sequência do filme "Aviões", "Planes: Fire and Rescue" ("Aviões: Fogo e Resgate", em tradução livre)  - Divulgação
Cena da sequência do filme "Aviões", "Planes: Fire and Rescue" ("Aviões: Fogo e Resgate", em tradução livre) Imagem: Divulgação

Mário Barra

Do UOL, em Anaheim (EUA)*

09/08/2013 19h09

O estúdio DisneyToon, divisão do setor de animação da Disney, revelou trechos da sequência do filme "Aviões" durante a D23 Expo, convenção sobre o universo da companhia de Walt Disney voltada a fãs, nesta sexta-feira (9). Em inglês, o filme vai se chamar "Planes: Fire and Rescue" (aviões: fogo e resgate, em tradução livre).

Com o ator Dane Cook no palco -- o responsável pela voz do avião Dusty na primeira versão do filme, que será exibido também nesta sexta-feira em Anaheim, nos Estados Unidos --, o diretor Bob Gannaway mostrou cenas nas quais o protagonista aparece aterrissando em uma pista de pouso e interagindo com novos personagens, entre eles uma equipe de tratores que apaga incêndios.

Cook comentou que utilizou elementos de suas apresentações de comédia stand-up para incrementar a personalidade de Dusty.

O ator brincou quando Gannaway perguntou se o ator gostava de voar. Citando sua experiência como comediante de stand-up, função que exerce há quase duas décadas, Cook contou que voa bastante a trabalho. "Você realmente queria me perguntar isso?", brincou o humorista.

Sobre a personalidade de Dusty, Cook citou ter identificado traços no aviãozinho que lembram de sua infância como um garoto ansioso, que tinha medo de falar em público e era muito tímido. A descrição parece casar com o que foi visto na tela. No trecho exibido da sequência de "Aviões", Dusty recebe com certa timidez o assédio de uma personagem feminina, que admira seu fama como "corredor".

Em outro trecho ainda com partes incompletas, Dusty é levado até uma floresta em chamas. Lá ele ajuda outros aviões a apagar o fogo. Como trilha sonora da missão, a produção do filme colocou "Thunderstuck", sucesso do AC/DC.

A previsão de lançamento do filme nos EUA é para 18 de julho de 2014.

Mundo humano a partir da visão de animais
A Disney apresentou oficialmente também a animação "Zootopia", prevista para 2016. Revelada em julho de 2013, a animação trará animais enxergando montanhas e palmeiras como se fossem edifícios para serem habitados.

  • Divulgação

    Cena da animação "Zootopia"

Para o diretor Byron Howard, que subiu ao palco em Anaheim para comentar sobre a produção, a ideia por trás do filme é fazer com que animais sejam retratados de acordo com a personalidade que eles têm. Para que isso fosse possível, a equipe do longa consultou especialistas no comportamento animal, que sugeriram mudanças em alguns personagens.

Há casos em que um personagem foi imaginado de terno e gravata pela equipe de criadores, mas que precisou ser remodelado quando um consultor revelou que o comportamento do animal retratado era a de um animal desengonçado, algo diferente do look corporativo inicialmente idealizado.

O filme vai contar com voz do ator Jason Bateman, que deverá ficar com a voz de uma raposa, uma das protagonistas do filme ao lado de um coelho. A previsão de lançamento no mercado norte-americano é março de 2016.

Curta recriado
A Disney exibiu ainda o curta "Mickey Mouse: Get a Horse!", inspirado em um desenho do próprio Walt Disney feito em 1928, cinco anos depois da criação da companhia que leva o seu nome. O episódio, que envolve Mickey Mouse, é inédito.

  • Divulgação

    O curta "Mickey Mouse: Get a Horse!", inspirado em um desenho do próprio Walt Disney feito em 1928, cinco anos depois da criação da companhia que leva o seu nome.

Encontrados recentemente, os restos do curta foram analisados por uma equipe de 14 pessoas, coordenada pela diretora Lauren MacMullan, que utilizou o conceito para recontar a história, misturando o traço original do desenho com efeitos em 3D. Apenas a voz de Walt Disney foi mantida sem retoques.

A trama mostra Mickey Mouse no comando de um veículo, que conta com a amada Minnie a bordo. Após o encontro com João Bafo de Onça, uma série de confusões se sucede, com quase tudo desenhado a mão com fidelidade ao traço original de 1928.

Personagens como Horário e Clarabela também são mostrados no vídeo, que será exibido durante sessões de "Frozen", nova animação da Disney prevista para o final de 2013 nos Estados Unidos.

*O jornalista viajou a convite da Disney