Filmes e séries

Campanha de Spike Lee para filme arrecada US$ 1,25 mi e atinge meta

Adrees Latif/Reuters
O diretor Spike Lee comemora lance em jogo do New York Knicks; diretor conseguiu financimento coletivo de US$ 1,25 milhão para seu próximo projeto Imagem: Adrees Latif/Reuters

Do UOL, de São Paulo

16/08/2013 15h51

A campanha do diretor Spike Lee para financiar o seu próximo filme, que tem o título provisório de "The Newest Hottest Spike Lee Joint”, alcançou nesta sexta-feira (16) sua meta espitulada de US$ 1,25 milhão.

Até as 15h (horário de Brasília), a arrecadação, feita por meio do site Kickstarter, plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo), já chegava a US$ 1,293,559, com 5.398 doadores. O objetivo foi alcançado cinco dias antes do final previsto para a campanha, dia 21 de agosto.

“Deus é grande,” disse Lee em sua conta do Twitter. “Nós conseguimos! Nós conseguimos!"

O projeto concede recompensas aos seus investidores. Quem doa US$ 5 ganha o agradecimento do cineasta via Twitter. Quem doa US$ 5 mil ou mais recebe status de produtor associado do filme. Já os financiadores de US$ 10 mil ou mais têm direito a um jantar com Spike Lee, além de assistir com ele a um jogo de basquete do New York Knicks, no ginásio Madison Square Garden, em Nova York. A doação mínima é de US$ 1.

Cerca de um quarto delas, 28, vieram de “lances” de US$ 10 mil ou mais. Quartorze foram de US$ 5.000. Para promover a campanha, o diretor também vendeu três pares de tênis Nike autografados por $500 cada um.

No mês passado, o diretor Steven Soderbergh ("Onze Homens e um Segredo") deu US$ 10 mil e "comprou" o direito a um jantar com o colega.

Segundo Spike Lee, o novo filme mostrará humanos que são viciados em sangue: “Será divertido, sexy e sangrento”, afirmou na época do lançamento da campanha, em julho.

Recentemente, o filme “Wish I Was Here”, do ator e diretor Zach Braff (o protagonista do seriado “Scrubs”) e a aptação para o cinema da série “Veronica Mars” também conseguiram financiamento via plaraforma Kickstarter, arrecadando US$ 2 milhões. As produções devem ser lançadas no ano que vem.

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