Topo

Fernanda Montenegro será estrela do novo filme de Domingos Oliveira

No filme de Domingos Oliveira, Fernanda Montenegro será Dona Mocinha, a severa matriarca de uma família carioca - Alex Palarea e Léo Marinho/AgNews
No filme de Domingos Oliveira, Fernanda Montenegro será Dona Mocinha, a severa matriarca de uma família carioca Imagem: Alex Palarea e Léo Marinho/AgNews

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

16/08/2013 12h50

A atriz Fernanda Montenegro estará no novo filme de Domingos Oliveira, inspirado na peça "Do Fundo do Lago Escuro". A novidade foi anunciada pelo próprio diretor, nesta sexta (16), que concorre na categoria de longas nacionais do Festival de Gramado com o longa "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer".

A peça, escrita por Domingos há mais de 30 anos, é ambientada nos anos 50 e conta a história de uma família carioca comandada por uma severa matriarca, Dona Mocinha, papel que no cinema será de Montenegro. A atriz já havia participado de uma das montagens do espetáculo na década de 1980. Também com Paulo Betti e Priscilla Rozenbaum no elenco, o longa deve começar a ser filmado no final de setembro deste ano.

"Um dia, a Fernanda me perguntou por que eu ainda achava graça nessa peça. Ela é um gênio. Pensei um pouco e respondi que era para comemorar nosso reencontro", disse Domingos a uma plateia de jornalistas.

Cinema brasileiro
O diretor, que tem mais de 15 filmes no currículo, criticou as comédias que lotam os cinemas do país. "Dizem que o cinema brasileiro vai bem. Não é verdade. O cinema brasileiro vai muito mal. São filmes de baixa qualidade. Não consigo assisti-los até o final. São muito chatos", disse ele.

Domingo também ressaltou a importância do cinema como função social. "O bom filme é aquele que ajuda o espectador a viver melhor e ensina coisas que as pessoas não sabem. O cinema é importantíssimo na formação de um homem e explica a vida na sua profundidade".

"Primeiro Dia de Um Ano Qualquer", estrelada por Maitê Proença, é uma comédia que foge dos padrões comerciais ao contar um dia na vida de um grupo de familiares e amigos que comemora a chegada de um Ano Novo qualquer em uma luxuosa casa nos arredores do Rio de Janeiro.

A produção foi filmada na propriedade de Maitê Proença que contou que só abriu as portas de sua casa "porque era o Domingos". Ela também contou que as filmagens não tiveram tanta cerimônia como acontece normalmente em set de filmagem. "Atuar era a última das minhas preocupação. Quando você tem o Domingos como padrão, você tem que se divertir", disse a atriz.