Topo

Filme com Willem Dafoe vai retratar último dia de vida de Pasolini

O ator Willem Dafoe e sua mulher, a diretora e atriz Giada Colagrande, durante o Festival do Rio (11/10/2011) - Divulgação
O ator Willem Dafoe e sua mulher, a diretora e atriz Giada Colagrande, durante o Festival do Rio (11/10/2011) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/08/2013 14h28

O diretor norte-americano Abel Ferrara fará uma crônica cinematográfica do que teria sido o último dia de vida do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. Segundo o site da revista "Variety", Ferrara pretende começar a fotografia para o filme “Pasolini” no próximo dia 1º de novembro, que é também a véspera do 38º aniversário da morte do italiano.

O ator Willem Dafoe vai estrelar o filme e essa será sua quarta parceria com Ferrara.

"Pasolini não era apenas um grande diretor de filmes, ele era um filósofo, um poeta, um jornalista que escrevia editoriais, um comunista mas um católico que se opunha ao controle de natalidade, um radical, um pensador livre em todos os níveis", disse Ferrara durante o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, quando deu uma aula para jovens cineastas.

Com a exceção de Dafoe, que mora em Roma, é casado com a cineasta italiana Giada Colagrande e é fluente em italiano, todo o elenco será italiano.

Pasolini morreu no dia 2 de novembro de 1975, atropelado pelo próprio carro na praia de Ostia, perto de Roma. Um jovem de 17 anos confessou o assassinato mas voltou atrás em sua confissão em 2005.

Ferrara garantiu, porém, que "Pasolini" não será uma tentativa de investigar a morte do diretor italiano, mas terá foco na figura do diretor e poderá incluir imagens nunca vistas de filmes feitos por ele.

Ferrara também pretende gravar cenas de um filme que Pasolini estava preparando para retratar a vida de São Paulo e ser feito em Detroit.