Topo

"O tempo é o melhor preparador para o ator", diz Glória Pires

Mariane Zendron

do UOL, em Gramado (RS)

16/08/2013 18h25

Com mais de 40 anos de carreira e prestes a completar 50 anos de idade, no dia 23 de agosto, a atriz Glória Pires fala de maturidade para explicar como se preparou para sua nova personagem no cinema, a arquiteta Lota de Macedo Soares, em "Flores Raras", que chega aos cinemas nesta sexta-feira (16) e conta a história de amor entre Lota e a poeta americana Elizabeth Bishop, vivida por Miranda Otto.

Pires foi convidada para protagonizar o longa há 17 anos, quando a produtora Lucy Barreto adquiriu os direitos do livro "Flores Raras e Banalíssimas", de Carmen L. Oliveira. O roteiro demorou anos para sair do papel porque a produtora não encontrava um diretor. Inicialmente, Bruno Barreto, filho de Lucy, não havia se interessado pela história. O projeto chegou a ser oferecido para Hector Babenco, que também recusou.

Elenco e diretor comentam "Flores Raras"

Somente em 2008, Bruno acreditou que poderia contar essa história e decidiu começar a filmar em 2012. "Acredito que as coisas tenham um tempo para acontecer. Acredito na maturação. Ao longo desses anos houve um amadurecimento pessoal e profissional. O tempo é o melhor preparador que a gente pode ter", disse ele durante o Festival de Gramado, que teve a edição de 2013 aberta com "Flores Raras".

Mesmo tendo morado nos Estados Unidos por alguns anos, Pires disse em entrevista ao UOL que graças ao tempo ganhou desenvoltura para atuar em inglês, língua predominante no filme de Barreto. "Ganhei desenvoltura para não me sentir ridícula para atuar em uma língua que não é minha". A atuação foi bastante elogiada pelo diretor, produtores e críticos. 

Homossexualidade na tela
O novo filme de Barreto vem ganhando destaque na imprensa por contar a história de amor entre duas mulheres e Pires espera que as pessoas consigam ver o amor homossexual com mais naturalidade. Para ela, o filme desmistifica o universo gay já que a relação delas é colocada de uma maneira bastante comum. "O filme é muito bonito, muito verdadeiro e nada apelativo. Espero que as pessoas assistam. Caso exista alguma barreira em relação a isso, quero que ela seja vencida", disse ela.

Glória explica que sua visão sobre a homossexualidade sempre foi de muita naturalidade. Criada em um família de artistas, pai comediante e mãe produtora, Glória disse que convive com homossexuais desde os oito anos de idade. "Meus pais sempre tiveram amigos homossexuais. Alguns enrustidos, alguns assumidos, alguns transexuais. Então é uma coisa que sempre fez parte do meu universo. Nunca foi uma questão. Não tinha nada que eu não soubesse ou que tivesse que aprender com o 'Flores Raras' nesse sentido".

Aprendizado com personagens
Fazendo uma retrospectiva de sua carreira, Glória disse que é muito grata e que aprendeu muito com tudo o que fez. "Não existe um trabalho do qual me arrependa. Todos os convites têm sido bons e desafiadores". Durante a conversa, a atriz relembra o choque que causou em muitas pessoas ao aceitar o papel de Baby, em "Proibido Fumar" (2009), de Anna Muylaert. "Muitos me falaram que eu estava louca. Queriam saber por que eu ia fazer um filme fora do mainstream, com uma diretora que eu não conhecia. Mas a vida é isso. Você tem que apostar na sua intuição", disse ela.

Trailer do filme "Flores Raras"

Ela conta que a sua intuição sobre Muylaert foi acionada quando assistiu "Durval Discos" (2002), no Cine Ceará. "Lembro de ter assistido a esse filme e de ter ficado falando horas sobre ele com o Orlando (Morais, seu marido). Passou um tempo e ela (Muylaert) me mandou o roteiro sobre aquela personagem maravilhosa. Como não fazer?". A intuição rendeu a Glória três prêmios por esse trabalho, incluindo o de Melhor Atriz no Festival de Brasília.

Cinema brasileiro
Glória Pires, que no Festival de Gramado deste ano ganhou o Troféu Oscarito pelo conjunto da obra,  atuou pela primeira vez no cinema em 1981, em "Índia, a Filha do Sol", dirigido por Fábio Barreto. Desde então, a atriz já trabalhou em dramas e comédias, entre elas os sucessos de bilheteria "Se eu Fosse Você", 1 e 2. Para a atriz, é preciso criar uma política cultural forte para que todos os gêneros do cinema tenham espaço nas sala de cinema. "Com o alto preço dos ingressos, a pessoa escolhe um filme e ela vai escolher de acordo com o apelo que aquilo tem para ela. Por isso, fez-se esse filão de comédias. Seria bom ter espaço para todo mundo: o cinema infantil, o autoral, o suspense. Isso só será possível com política forte, espaço e preço bom", disse ela.

Pires estará em breve em mais uma produção: "Nise da Silveira - Senhora da imagens", que conta a trajetória profissional da médica alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil. "Existe uma expectativa grande para o lançamento desse projeto, mas estou aberta a novos desafios", disse ela.