Topo

Ator Ben Affleck é confirmado como novo Batman

Ben Affleck foi confirmado no papel de Batman nos cinemas, no lugar de Christian Bale - Getty Images
Ben Affleck foi confirmado no papel de Batman nos cinemas, no lugar de Christian Bale Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 22h19

O ator e diretor Ben Affleck foi escalado para viver o papel de Batman nos cinemas, segundo informou nesta quinta-feira (22) o estúdio Warner Brothers. Ele é o primeiro a viver o personagem Bruce Wayne nas telonas depois do astro Christian Bale, que interpretou o herói da DC Comics na trilogia "Batman", dirigida por Christopher Nolan.

O anúncio foi feito pelos estúdios Warner Bros, que serão responsáveis pela próxima aventura do Homem-Morcego, desta vez ao lado de Superman -- o projeto ainda não tem um título definido. O longa, anunciado originalmente durante a Comic-Con 2013, tem previsão de lançamento nos cinemas em 17 de julho de 2015. O filme será a sequência de "O Homem de Aço", produção que retomou a figura do herói Clark Kent.

"Nós sabíamos que precisávamos de um ator extraordinário para assumir um dos mais duradouros e populares super-heróis da DC Comics, e Ben Affleck certamente se encaixa no papel. Sua brilhante carreira é uma prova de seu talento e sabemos que ele e Zack vão trazer uma nova dimensão para a dualidade do personagem", disse Greg Silverman, presidente de desenvolvimento criativo do Warner Bros, na quinta-feira.

Astros de "O Homem de Aço" como Henry Cavill, Amy Adams e Laurence Fishburne irão reprisar seus papéis no longa, que vai contar com a direção de Zack Snyder, o responsável por assinar outros filmes de ação envolvendo super-heróis de quadrinhos como "300" e "Watchmen".

Snyder comentou a escolha em um comunicado. "Ben traz um interessante contraste com o Superman de Henry Cavill. Ele tem a habilidade para criar um retrato repleto de camadas de um homem que é mais velho e sábio do que Clark Kent e carrega consigo as cicatrizes de um justiceiro veterano", afirmou o cineasta.

Nomes como Joseph Gordon-Lewitt e até Ryan Gosling foram especulados como possíveis escolhas para o papel. Mas é Affleck, artista que recentemente dirigiu "Argo", vencedor do Oscar de Melhor Filme na cerimônia de 2013, que dará vida ao novo Bruce Wayne. Antes do ator, já estiveram no papel, além de Bale: Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney.

Trilogia recente

Batman foi revivido nos cinemas na pele de Christian Bale, ator que já recebeu um Oscar pela atuação no filme "O Vencedor". Sob direção de Nolan, a narrativa sobre as aventuras do herói ganharam um tom mais sombrio, que gerou boa bilheteria junto aos fãs. Ao todo, os três filmes renderam US$ 2,5 bilhões.

O mais marcante foi o lançamento de "Batman: O Cavaleiro das Trevas", em 2008, que ocorreu pouco depois da morte do ator Heath Ledger. O astro australiano foi reconhecido por público e crítica pela brilhante interpretação do Coringa, arquirrival de Batman, e que já havia sido vivido nos cinemas por Jack Nicholson, ainda durante os filmes dirigidos e produzidos por Tim Burton, no começo da década de 1990.

Nolan não irá mais dirigir filmes do personagem, mas segue ligado às adaptações de heróis da DC Comics nos cinemas. Em "O Homem de Aço", o cineasta atuou como roteirista e produtor.

Demolidor

  • Divulgação / IMDb

    Ben Affleck no papel de Demolidor, personagem da Marvel Comics

Vale lembrar que esta não é a primeira experiência de Ben Affleck como super-herói. Em 2003, ele foi o ator principal da adaptação para os cinemas de Demolidor, um dos quadrinhos favoritos dos fãs da Marvel.

O longa não recebeu boa crítica à época, apesar do elenco recheado de estrelas como Colin Farrell, Michael Clarke Duncan e a própria mulher de Affleck, Jennifer Garner -- que interpretou o papel de Elektra.

O nome de Affleck também foi especulado depois do sucesso como diretor em "Argo". Os estúdios Warner Bros chegaram a cogitá-lo para dirigir o futuro filme sobre a Liga da Justiça, grupo de heróis da DC Comics. Mas agora que está escalado como Batman, as revistas norte-americanas colocam em xeque a possibilidade.