Topo

Julian Assange é jurado de maior festival europeu de filmes independentes

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange - Andy Rain/EFE
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange Imagem: Andy Rain/EFE

Do UOL, em São Paulo*

03/09/2013 12h29Atualizada em 03/09/2013 17h34

O fundador do Wikileaks Julian Assange será jurado do 21º Raindance Film Festival, maior festival europeu de filmes independentes. As informações são da revista "Variety".

Assange vive na embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012, para evitar uma extradição para a Suécia, onde é procurado para reponder a acusações de abuso sexual.

Por isso, Assange verá os filmes na embaixada e não participará da cerimônia de premiação, que se realiza no dia 5 de outubro. De acordo com o porta-voz do evento, Assange deve usar o Skype para se comunicar com os organizadores.

"Ele foi convidado por dois motivos: Primeiro por produzir um documentário, "Mediastan", que será exibido no festival e segundo porque, no Raindance, acreditamos que o Wikileaks seja um caso exemplar de como usar as redes sociais. É relevante não apenas para o debate do uso desses canais entre cineastas como o destaque para questões sociais e políticas importantes", disse o fundador do festival, Elliot Grove.

Na 21ª edição do Raindance, considerado o maior festival de cinema independente da Europa, serão exibidos cerca de 100 longas e mais de 150 curtas-metragens em diferentes salas de cinema da capital britânica.

Entre eles, está programada a projeção do documentário "Mediastan", produzido por Assange, cuja experiência no jornalismo online foi um dos fatores que influenciaram na decisão de convidá-lo para o júri.

O festival acontece de 25 de setembro a 6 de outubro. O júri desta edição conta também com o ator inglês Jason Flemyng, a cantora do Portishead, Beth Gibbons, o crítico de cinema do jornal britânico "Daily Telegraph", Robbie Collin, o ator Sean Brosnan - filho de Pierce Brosnan - e o diretor chinês Anthony Chen.

*Com informações da agência EFE.