Topo

"Whisky" é eleito o melhor filme latino-americano dos últimos 20 anos

Cena de "Whisky" de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella - Divulgação
Cena de "Whisky" de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 09h22

Os organizadores do Festival de Valdivia, no Chile, convocaram programadores de nove eventos cinematográficos para eleger os 10 melhores filmes latino-americanos dos últimos 20 anos. A eleição foi feita em comemoração aos 20 anos do festival. As películas selecionadas serão exibidas na próxima edição do evento, que se realiza entre 7 e 13 de outubro.

Em primeiro lugar está o filme uruguaio "Whisky" (2004) de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella, esse último morreu em 2006, aos 32 anos. O documentário brasileiro "Santiago", de João Moreira Salles, aparece em terceiro lugar.

"Whisky" fala sobre o dono de uma fábrica em Montevidéu que simula casamento com uma funcionária ao receber o irmão, que não vê há duas décadas, para celebração judaica no túmulo da mãe. "Whisky" é a palavra que um dos personagens do filme, um fotógrafo, pede para as pessoas dizerem, para que se apresentem sorrindo nas fotos.

Ganhador de vários prêmios, "Whisky" venceu como melhor filme latino para os júris oficial e popular do Festival de Gramado; rendeu um kikito à atriz Mirella Pascual (Marta); ganhou o prêmio da crítica na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes; venceu o Festival de Cinema de Havana e levou o Goya de melhor filme estrangeiro de fala hispânica, entre outros.

Participaram da eleição os programadores dos festivais BAFICI (Argentina), FICUNAM (México), Cinema Tropical (Estados Unidos), TransCinema (Perú), Cali (Colombia), Tiradentes (Brasil), La Habana (Cuba), Muestra Cinematográfica de Montevideo (Uruguai) e FIDOCS (Chile). 

Veja a lista completa dos melhores filmes latino-americanos: 

1 - Whisky (2004) Pablo Stoll-Juan Pablo Rebella, Uruguai

2 - Luz Silenciosa (2007) Carlos Reygadas, México

3 - Santiago (2007) João Moreira Salles, Brasil

4 - La Libertad (2001) Lisandro Alonso, Argentina

5 - La Ciénaga (2001) Lucrecia Martel, Argentina

6 - Historias Extraordinarias (2008) Mariano Llinás, Argentina

7 - Un Tigre de Papel (2007) Luis Ospina, Colombia

8 - Hamaca Paraguaya (2006) Paz Encina, Paraguai

9 - Silvia Prieto (1999) Martin Rejtman, Argentina

10 - Aquí Se Construye (2000) Ignacio Agüero, Chile