Topo

Segredo de Downey Jr. é se exercitar sempre, diz preparador físico do ator

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 05h00

Tony Stark, o Homem de Ferro, é forte e musculoso. Sherlock Holmes, ao contrário, se não é exatamente fraco, é bem mais magro, seco e definido. Ambos os personagens foram interpretados nos últimos anos por Robert Downey Jr., que teve que mudar a configuração do próprio corpo de acordo com as exigências de cada filme.

O segredo para se manter saudável e exibir a boa forma independentemente de estar mais gordo ou mais magro, de acordo com Eric Oram, preparador físico particular do ator, é bem simples: estar sempre se exercitando. "Ele mantém um nível elevado de fitness, ele é bem atlético, é meio que o seu estilo de vida", afirma.

Oram afirma que transição entre o corpo para cada personagem é feita de maneira gradual. "Nunca vamos de um extremo ao outro com pouco tempo de intervalo. O tamanho 'natural' do corpo de Robert é algo entre esses dois personagens, então quando ele para de levantar peso para o Homem de Ferro e, apenas relaxa um pouco, sua forma começa a voltar para algo próximo com o Sherlock", afirma. "A primeira parte da transformação dura cerca de 30 dias e quando chegamos ao terceiro mês ele está pronto para filmar", completa.

Além de levantamento de peso, o treino preparado para Downey Jr. por Oram inclui o boxe chinês, kung fu e um exercício que consiste em bater em pneus gigantes com um martelo.

E Downey Jr. gosta da rotina de exercícios? "Estou trabalhando com ele há dez anos seguidos, e a julgar pelos seus atos, acho que ele gosta o bastante para suportar isso por uma década. Ele sabe que é bom pra ele, e certamente gosta dos benefícios dos treinos", diz.

O preparador conta que Downey Jr. tem um nutricionista particular que recomenda dietas específicas para suas necessidades. "Não é uma questão apenas de contagem de calorias. É necessário ter certeza que é assegurar que ele consiga o máximo valor nutricional possível  para as calorias ingeridas", afirma.

Oram diz, ainda, que tudo tem que ser feito passo a passo. "Não podemos nunca ir de um estado de repouso para um nível extremo de treinamento no dia seguinte. Isso é a receita para desastre", afirma.

A idade de Downey Jr., 48 anos, também é um fator importante a ser considerado. "O corpo não se recupera da mesma maneira de alguém jovem", diz. "Ao mesmo tempo, Robert é muito esperto nesse ponto. Ele sabe que é necessário manter um nível constante de treino, independentemente se ele está ou não num filme", diz. "Não damos ao corpo uma chance para deslizar para trás", completa.

Acidente

O preparador conta que, durante as filmagens de "Homem de Ferro 3", o ator sofreu um acidente que machucou de maneira séria seu tornozelo. "Ele estava pulando de um prédio para outro e, ao chegar ao chão, pisou de maneira errada. Não chegou a quebrar, mas danificou ligamentos músculos e tecido. Tivemos que parar de filmar por seis semanas até que ele se recuperasse", diz. "Essas coisas podem acontecer", completa.

Veja o trailler dublado de "Homem de Ferro 3"