Topo

Filme dos Três Patetas dado como perdido em incêndio é achado na Austrália

Cena do filme "Hello, Pop" (1933) - Reprodução/Film Forum
Cena do filme "Hello, Pop" (1933) Imagem: Reprodução/Film Forum

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 13h32

Uma cópia de um filme dos Três Patetas, considerado perdido depois de um incêndio em 1967, teve sua primeira exibição pública neste domingo (29), em um cinema de Nova York.

"Hello, Pop!", curta-metragem produzido pela MGM em 1933, é a única obra dos Três Patetas considerada perdida até o final do ano passado, quando um colecionador australiano encontrou uma cópia do curta enquanto organizava filmes antigos em seu galpão.

O colecionador, Malcolm Smith, 78, avisou sobre a cópia uma organização americana responsável por restaurar os primeiros filmes sonoros da história do cinema, chamada Vitaphone Project. "Quando me deparei com o filme, suspeitei que pudesse ser uma produção perdida", disse Smith ao jornal "The Sydney Morning Herald".

O filme passou por uma restauração antes que pudesse ser exibido. "Existem pelo menos 5 milhões de fãs dos Três Patetas em toda a América", disse o historiador Paul Brennam, que acompanhou a chegada do filme aos Estados Unidos.

Apesar de ter ajudado a salvar a cópia, o Sr. Smith não é fã de Os Três Patetas. "Mas eu amo filmes antigos, dos anos 20, 30 e início dos anos 50, quando veio o  rock 'n' roll e com ele  Elvis Presley e Bill Haley, o que foi o fim das coisas para mim".