Topo

Personagem de Moura em "Serra" é de "fazer inveja a Tarantino", diz Dhalia

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 06h00

Substituído por Juliano Cazarré em um dos papéis principais de "Serra Pelada" por causa de um atraso na produção, Wagner Moura, que também é produtor do filme, acabou ganhando um personagem secundário, mas considerado muito interessante pelo diretor do filme, Heitor Dhalia. "O Lindo Rico é um personagem pra fazer inveja para os irmãos Coen e pro Tarantino", diz o cineasta em entrevista em vídeo ao UOL (assista acima).

Juliano Cazarré e Júlio Andrade falam sobre "Serra Pelada"

Dhalia conta que o personagem foi desenvolvido em conjunto com o ator, que sentiu necessidade de um antagonista mais forte ao protagonista que interpretaria.

Moura também aprovou o desempenho de Cazarré, seu substituto em um dos papéis principais. "O personagem é de quem faz. Eu acho que não faria tão bem quanto ele fez. Ele se provou um grande protagonista. Uma coisa é ser bom ator, a outra é protagonizar o filme", afirma.

Novo filme do diretor Heitor Dhalia ("O Cheiro do Ralo"), "Serra Pelada" retrata a história de dois amigos (Juliano e Joaquim, vividos por Cazarré e Júlio Andrade) que vão para a Serra Pelada, no Pará, em busca de ouro, na corrida pelo metal que ocorreu no Estado amazônico no início da década de 80. O filme estreia nos cinemas na próxima sexta-feira (18).

Moura, que interpreta o garimpeiro e contrabandista de voz calma e temperamento explosivo Lindo Rico, disse ter gostado de fazer o personagem alternativo, que foi criado por ele juntamente com Dhalia.

Para o diretor, o personagem é "para fazer inveja aos irmãos Coen e para o Tarantino". "Poderia estar em qualquer um desses filmes esse cara", diz.

Na entrevista (assista acima), Dhalia fala também como surgiu a ideia de fazer um filme sobre dois amigos ambientado no garimpo paraense e sobre a diferença entre seus filmes anteriores, de orçamentos mais modestos, para "Serra Pelada", considerada uma superprodução para os padrões do cinema nacional.