Topo

Senador boliviano Roger Pinto Molina participa de debate na Mostra de SP

O senador boliviano Roger Pinto Molina falará com público após a exibição do documentário "Um Minuto de Silêncio" - Carlos Moura/CB/D.A Press
O senador boliviano Roger Pinto Molina falará com público após a exibição do documentário "Um Minuto de Silêncio" Imagem: Carlos Moura/CB/D.A Press

Do UOL, em São Paulo

19/10/2013 14h42

O senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu para o Brasil em agosto deste ano, participará de um debate neste sábado, 19, no Espalo Itaú de Cinema, na Rua Augusta, após a exibição do filme "Um Minuto de Silêncio", marcada para às 21h30. O documentário faz parte da 37ª Mostra de Cinema de São Paulo.

  • Reprodução

    Imagem do documentário "Um Minuto de Silêncio", que faz parte da Mostra de São Paulo

O documentário, de Ferdinando Vicentini Orgnani, retrata a eleição do presidente Evo Morales, primeiro presidente da Bolívia de descendência indígena, e os recentes protestos indígenas da TIPNIS (Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure).

Em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do UOL, nesta sexta (18), o assessor do Planalto Marco Aurélio Garcia disse que o governo não considera devolver o senador para a Bolívia. "Devolvê-lo para a Bolívia, nós não devolveremos", disse. "Há duas possibilidades: ou ele pode ter asilo aqui ou ele pode ir para outro país. Analisando estritamente as hipóteses".

Garcia também criticou a postura do senador ao visitar o Congresso nesta semana enquanto aguarda a resposta sobre o pedido de refúgio ao Brasil. "Eu já fui asilado e sei que uma das normas do asilo é boca calada", disse o assessor.