Cinema

Filme sobre o fundador do Wikileaks tem uma das piores estreias do ano

Do UOL, em São Paulo

O filme "O Quinto Poder", que já foi considerado forte candidato ao Oscar por retratar a vida do fundador do Wikileaks, Julian Assange, teve uma das piores estreias do ano nos Estados Unidos. As informações são do site TheWrap.

Julian Assange critica o filme

Estrelado pelo britânico Benedict Cumberbatch, o filme de Bill Condon arrecadou apenas US$ 1,7 milhão em seu primeiro fim de semana. O longa foi exibido em 1.769 salas no país e chega ao Brasil nesta sexta (25). 

"Estamos decepcionados", disse o chefe de distribuição da Disney Dave Hollis. "A equipe trabalhou duro, por isso é uma grande decepção", lamentou.

Refugiado na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange escreveu uma carta dirigida ao protagonista do filme, dizendo que o resultado do longa "é uma grande soneca geriátrica que só pode ser apreciada pelo governo americano".

Cumberbatch também afirmou que, na carta, Assange ainda lhe pedia para que não fizesse o filme. "Ter o homem que você está prestes a representar te pedindo de forma inteligente e educada para não fazê-lo me causou preocupação, mas isso me deu energia na direção de por que estava fazendo este filme", disse Cumberbatch, em resposta a um usuário do site Reddit sobre se a carta de Assange tinha afetado seu papel no filme.

Assange, um ex-hacker australiano de 42 anos, pediu asilo na embaixada do Equador para escapar do risco de ser extraditado da Inglaterra para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.

"Sei que o filme pretende retratar a mim e ao meu trabalho sob uma luz negativa. Acredito que ele irá distorcer os fatos e diminuir a compreensão do público. Ele não busca simplificar, esclarecer ou destilar a verdade, e sim sepultá-la. Ele irá ressuscitar e amplificar as histórias difamatórias que foram há muito demonstradas como falsas", escreveu Assange na carta.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo