Topo

"Faroeste Caboclo" abre Festival de Cinema Brasileiro no Uruguai

Do UOL, em São Paulo

24/10/2013 16h42

O filme de René Sampaio, inspirado na canção homônima de Renato Russo, abrirá nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, o Festival de Cinema Brasileiro“Cine Fest Brasil-Montevideo”. A quarta edição da mostra acontece até 30 de outubro e contará com a participação de 12 longa metragens e dez curtas brasileiros.

“Faroeste Caboclo” foi escolhido para ser exibido em Montevideo porque a cidade foi o primeiro lugar onde Renato Russo tocou fora do Brasil. No país, “Faroeste Caboclo” foi visto por mais de 1,5 milhão de espectadores.

Trailer de Faroeste Caboclo

"Faroeste Caboclo" se inspirara em "Django Livre" de Tarantino

"Faroeste Caboclo" bebe nas referências clássicas do western americano. E se tem algum paralelo com Tarantino, é porque lida com essas referências do mundo pop, com gângster, com esse lance de duelo", disse o diretor ao UOL. "A gente bebe na mesma fonte. Tarantino também revisita o spaghetti, o [diretor norte-americano] John Ford. A gente procura as mesmas referências."

Além do clima árido clássico dos filmes de bang-bang, algumas cenas e edições do filme do brasileiro foram livremente inspiradas no gênero italiano. "Sempre sonhei em passar de um close de olho para um cenário aberto. Não podia perder a chance no meu primeiro filme. Sou louco por Sérgio Leone."

Segundo Sampaio, a inspiração veio de clássicos como "Três Homens em Conflito" (1966) e "Era uma Vez no Oeste" (1968), ambos do cineasta italiano. "Vi muito western durante a vida. Tenho um garoto muito bom que fazia as pesquisas do filme, chama Estevão, e ele me passou muita coisa. Passei uma semana re-assistindo", comenta.