Exibição de filmes LGBT gera protestos na Ucrânia
A exibição de filmes LGBT durante o festival de cinema de Kiev, na Ucrânia, gerou uma série de protestos de cidadãos ucranianos na segunda-feira (28). Segundo o site The Hollywood Reporter, eles seguravam cartazes com frases como "vamos salvar a Ucrânia do lixo" e "parem com a cultura homossexual agora!".
Ainda de acordo com a publicação online, alguns manifestantes se vestiam ou carregavam instrumentos que faziam alusão a materias de limpeza. Um pequeno grupo, inclusive, chegou a queimar uma bandeira da causa gay em frente ao teatro Zhovten, onde os filmes estão sendo exibidos.
Um dos órgãos mais ativos nos protestos é a organização não governamental "Comitê de Pais da Ucrânia", que afirmou, por meio do representante Alexander Skvortsov, que o governo do país não tem feito absolutamente nada para evitar o que ele chamou de "propaganda homossexual".
"Quanto dinheiro do orçamento do Estado foi realmente gasto em propaganda gay?", questionou Alexander. Vale lembrar que a situação, que acontece quando o país tenta se aproximar dos interesses e valores da União Europeia, coloca a Ucrânia mais próxima da Rússia, que, nos últimos meses, tem sido palco de fortes atuações contra os homossexuais, inclusive pelo governo.
Entre os filmes exibidos no festival estão "Who's Afraid of Vagina Wolf?", de Anna Margarita Albelo, e "Tom Na Fazenda", do cineasta canadense Xavier Dolan, filme que também faz parte do 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 18 e 31 de outubro deste ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.