Topo

Festival de cinema nacional chega ao Canadá a partir de novembro

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 14h09

Em novembro e dezembro, as cidades de Montreal e Toronto, no Canadá, serão o palco do Brazil Film Fest - festival de cinema nacional que exibirá 19 filmes de renomados diretores brasileiros, como Bruno Barreto, Jayme Monjardim e Breno Silveira.

"Este ano teremos o privilégio de exibir uma seleção especialmente variada e importante ao já tradicional Cinema Du Parc, em Montreal e em Toronto, teremos a honra de levá-la ao TIFF Bell Lightbox  considerado o templo do cinema moderno", contou Kátia Adler, organizadora do festival.

Em ambas as cidades, o filme "Gonzaga: De Pai Pra Filho", de Breno Silveira, foi o escolhido para abrir o festival. Além disso, o cineasta estará presente em Toronto ao lado de Raphael Aguinaga, que apresentará o longa-metragem "Juan e a Bailarina", uma coprodução entre Brasil, Argentina e França.

A seleção dos filmes participantes buscou abranger uma gama de gêneros que contivessem personagens marcantes, como "Flores Raras", de Bruno Barreto; locais importantes, como "Serra Pelada e a Lenda da Montanha do Ouro", documentário de Vitor Lopes; geografia exuberante, como em "Floresta de Jonathas", filmado na Amazônia e que mistura culturas indígena e ucraniana.

"O Som ao Redor", de Kleber Mendonça, representante do Brasil na corrida do Oscar, também será exibido no Canadá. O Brazil Film Fest ocorre em Montreal dos dias 1 a 7 de novembro e em Toronto, de 28 de novembro a 1 de dezembro.