Topo

"Não acho que me encaixaria em 'Os Vingadores 2'", diz Natalie Portman

Mário Barra

Do UOL, em Anaheim (EUA)*

31/10/2013 13h18

Longe da figura imponente de Thor ou mesmo de seu meio-irmão rival Loki, a franzina Natalie Portman se encolhe ao falar sobre a possibilidade de interpretar uma vilã ou mesmo uma heroína mais ativa nos filmes da franquia "Thor", que estreia nesta sexta-feira (1º) o segundo capítulo da saga, "Thor 2 - O Mundo Sombrio".

A atriz, que nasceu em Israel, identifica em sua carreira personagens "más" ou que pelo menos tenham algum traço de maldade como em "A Outra" (2008) e "Cisne Negro" (2011). Mas reconhece que, entre os atributos da personagem Jane Foster, não está a força física. "Ela ajuda, mas não com a parte física. Ela é superinteligente, tem uma compreensão científica, entende a correspondência entre dois mundos", disse a atriz durante entrevista nos Estados Unidos da qual o UOL participou.

No segundo longa da franquia "Thor", Natalie até se arrisca em cenas mais intensas, chegando a dar um soco em um dos personagens. Na pele de Jane Foster, ela é uma cientista que descobre um outro universo --coerente com suas pesquisas-- por meio do contato com o herói principal da trama.

"Foi um soco. A gente fez uns [socos] falsos, mas dava pra perceber porque eu sou ruim para fingir nesse tipo de cena. Daí a gente testou uns [golpes] de verdade", contou Natalie, que vê poucas chances em aparecer novamente em um filme da Marvel. "Uma vez que eu já fui Jane, eu não vou poder ser uma heroína no universo Marvel. Eu também não acho que me encaixaria em 'Os Vingadores 2'".

Admiradora do estilo de filmes desenvolvido por Kevin Feige --cérebro por trás das franquias de herói da Marvel no cinema-- e espectadora assídua das demais produções da companhia, Natalie enxerga no casamento entre humor e ação a chave do sucesso de longas como "Homem de Ferro". "Isso é uma das coisas que os filmes da Marvel fazem muito bem. Eles mantêm a comédia no meio da ação e do drama. Isso mantém o entretenimento."

Natalie também sabe admirar o lado obscuro das pessoas, ainda que não possua um estilo que encaixe com um vilão perverso e ardiloso. "Eu sinto que em 'Cisne Negro' havia um sentido de vilania. A personagem Ana Bolena [de 'A Outra'] também. Estou interessada em ver o lado ruim das pessoas, como todos nós a certa idade", explicou. "Talvez seja assim que eu apareça em 'Os Vingadores 2'. Já pensou se a Jane vira do mal?"

Sem se enxergar no futuro das franquias de heróis, Natalie não exclui a possibilidade de retornar a outro sucesso agora detido pela Disney: a franquia "Star Wars", agora sob direção de J.J. Abrams, em que interpretou Padmé Amidala na mais recente trilogia. "Se me pedissem, eu definitivamente estaria aberta a conversar", empolgou-se a atriz.

*O jornalista viajou a convite da Disney