Cinema

Em Fortaleza, Dilma aprende o "cearencês" de "Cine Holliúdy"

Reprodução/Facebook
Preto Zezé, Edimilson Filho e Dilma Rousseff fazem o gesto "ó a faca", uma das expressões de "Cine Holliúdy" imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, de São Paulo

A presidente Dilma Rousseff aprendeu nesta sexta-feira (22), em Fortaleza, a utilizar a expressão cearense “ó a faca”, presente no filme cearense “Cine Holliúdy”. A frase é usada para quebrar o gelo e alertar pessoas desatentas em conversas.

Ao lado do ator Edimilson Filho, a petista chegou a imitar uma lâmina com as mãos, no tradicional gesto que acompanha a expressão. A “aula” também contou com a participação de Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa).

Segundo Zezé, Dilma, que esteve na capital cearense para uma série de atividades, disse que agora vai utilizar a frase nas reuniões com ministros em Brasília.

"Ó a faca" é uma das várias expressões popularizada no filme, um dos grandes fenômenos do cinema nacional em 2013. O longa é todo falado em "cearencês", repleto de gírias e expressões comuns no Estado. Para evitar problemas de entendimento, os produtores optaram por exibi-lo com legendas, mesmo no Ceará.

Em entrevista ao UOL este mês, Edimilson Filho e o cantor Falcão explicaram o significado de parte do complexo “dialeto”. O filme estreou no Sudeste no dia 15 de novembro.

Dirigido por Helder Gomes, "Cine Holliúdy" já ultrapassou 446 mil espectadores, número alto para um filme com orçamento de R$ 1 milhão. Há 15 semanas em cartaz no Ceará, longa é o mais visto de todos os tempos no Estado. Bateu "Titanic" (1997) com apenas dez cópias.

Elenco de "Cine Holliúdy" ensina a falar cearencês

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo