Topo

Produtor de "Clube da Luta" e outros 120 filmes atuou como espião de Israel

O produtor de cinema e espião Arnon Milchan - Kevin Winter/Getty Images/29.mai.2013
O produtor de cinema e espião Arnon Milchan Imagem: Kevin Winter/Getty Images/29.mai.2013

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 15h12

Produtor de grandes sucessos de Hollywood, como "Uma Linda Mulher", "Clube da Luta" e "Los Angeles - Cidade Proibida", o israelense Arnon Milchan revelou que atuou como espião para o Estado de Israel. As informações são do site The Wrap, que cita uma entrevista dada por Milchan a um programa de TV israelense.

Milchan, de 68 anos e com mais de 120 filmes produzidos no currículo, afirmou que até mesmo enquanto negociava acordos em Hollywood estava também comprando armas e equipamentos para o Estado israelense.

"Você sabe como é ser um cara de vinte e poucos anos cujo país decidiu deixá-lo ser James Bond? Uau! A ação! Era excitante", disse Milchan, de acordo com o jornal israelense Haaretz.

Segundo o "Uvda", programa para o qual deu a entrevista, no auge do seu envolvimento com espionagem Milchan estava operando 30 organizações em 17 países. Segundo o produtor e espião, outros profissionais de Hollywood também tiveram envolvimento semelhante com espionagem --ele não citou nomes.

Milchan trabalhou com diretores como Martin Scorsese, Roman Polanski, Sergio Leone e Oliver Stone, além do ator Robert De Niro, que apareceu no programa de TV para dar um depoimento.

"Milchan me disse que era israelense e que claro que faria essas coisas pelo seu país --havia algo com as pequenas coisas que desencadeiam uma coisa nuclear ... Eu lembro de perguntar algo para ele sobre isso, uma vez que éramos amigos. Eu estava curioso, não de uma maneira acusatória, eu só queria saber e ele disse: 'Sim, sou israelense, aquele é o meu país'", afirmou De Niro.

Milchan também admitiu ter usado sua influência em Hollywood para ajudar o regime do apartheid sul-africano em troca de auxílio para que Israel obtivesse urânio. Questionado se o fato de ter produzido "12 Years a Slave", filme de Steve McQueen sobre escravidão, era um modo de tentar compensar esse passado, o produtor concordou.

Entre outros dos sucessos produzidos por Milchan estão "Alvin e os Esquilos", "Free Willy", "Assassinos por Natureza" e "Era Uma Vez na América".