Topo

Designer acusa Spike Lee de roubar ideia de pôster de "Oldboy"

À esquerda, pôster feito pelo designer; à direita, pôster lançado oficialmente - Reprodução/Juan Garcia Lopes
À esquerda, pôster feito pelo designer; à direita, pôster lançado oficialmente Imagem: Reprodução/Juan Garcia Lopes

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 11h50


O designer Juan Luis Garcia escreveu uma carta aberta ao diretor do filme "Oldboy", Spike Lee", na qual o acusa de plágio. A carta foi publicada no site oficial do artista e reproduzida por diversos sites, como o Hollywood Reporter.

Na carta, Garcia diz que foi contratado, há algum tempo, para criar o conceito visual do filme, mas que, no final, o estúdio e o diretor decidiram não mais usar o material.

O problema é que a comunicação visual de "Oldboy" se assemelha bastante com o que Garcia criou. O designer afirmou, no entanto, que não recebeu nada por isso e nem lhe foi pedida permissão para usar o seu trabalho.

"Eu sei que você [Spike Lee] entende a minha história de artista que está tentando sobreviver de uma maneira digna", escreveu Garcia na carta. É complicado e às vezes impossível porque todo mundo quer que você trabalhe de graça ou pela exposição", concluiu.

Segundo Garcia, na época em que lhe foram pedidas ideias para o pôster de "Oldboy", a agência responsável lhe ofereceu a mesma quantia de dinheiro que ele receberia, por exemplo, sendo assistente de fotografia em uma sessão de fotos em apenas um dia. 

"A gente nunca assinou nenhum tipo de contrato ou acordo e eu certamente não doei ou vendi as minhas ideias para eles. Eu sequer fui pago pelos esboços que eu fiz", afirmou. "Eu não consegui acreditar quando vi que vocês estavam usando o meu trabalho", disse.

Em contato com o Hollywood Reporter, o artista falou ainda que sua caixa de mensagem do Facebook tem sido inundada com palavras de apoio da comunidade de designer s pelo mundo. "Todo mundo está perguntando o motivo de eu não dizer o nome da agência e a resposta é simples. Spike Lee sabe exatamente a quem eu estou me referindo", concluiu.

Nem Spike Lee nem o estúdio responsável pela divulgação do longa-metragem comentaram o caso. O filme original, "Oldboy" (2003), de Chan-wook Park, é baseado em um mangá coreano sobre um homem que busca vingança depois de ser sequestrado e aprisionado por 15 anos.

O que muda é que, na versão de Lee, o protagonista fica encarcerado por 20 anos. "Oldboy" estreia dia 13 de dezembro deste ano no Brasil.