Cinema

Spike Lee nega que tenha plagiado designer em pôster de "Oldboy"

Reprodução/Juan Garcia Lopes
À esquerda, pôster feito pelo designer; à direita, pôster lançado oficialmente imagem: Reprodução/Juan Garcia Lopes

Do UOL, de São Paulo

O cineasta Spike Lee, acusado pelo designer Juan Luis Garcia de plagiar seu trabalho no pôster do filme "Oldboy", usou as redes sociais nesta quinta-feira (28) para negar que tenha aproveitado ilegalmente as ideias do artista.

“Eu nunca ouvi falar desse Juan Luis Garcia. Se ele tem um “filé”, não é comigo. Eu não o contratei, não o conheço. É um truque barato escrever para mim”, postou o diretor.

O designer escreveu uma carta aberta ao diretor, na qual o acusa de plágio. A carta foi publicada no site oficial do artista e reproduzida por diversos sites, como o "Hollywood Reporter".

No texto, Garcia diz que foi contratado, há algum tempo, para criar o conceito visual do filme, mas que, no final, o estúdio e o diretor decidiram não mais usar o material.

O problema é que a comunicação visual de "Oldboy" se assemelha bastante com o que Garcia criou. O designer afirmou, no entanto, que não recebeu nada por isso e nem lhe foi pedida permissão para usar o seu trabalho.

"Eu sei que você [Spike Lee] entende a minha história de artista que está tentando sobreviver de uma maneira digna", escreveu Garcia na carta. É complicado e às vezes impossível porque todo mundo quer que você trabalhe de graça ou pela exposição", concluiu.

Segundo Garcia, na época em que lhe foram pedidas ideias para o pôster de "Oldboy", a agência responsável lhe ofereceu a mesma quantia de dinheiro que ele receberia, por exemplo, sendo assistente de fotografia em uma sessão de fotos em apenas um dia.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo