Filmes e séries

Com De Niro e grande elenco, "Se Beber Não Case" da 3ª idade constrange

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

05/12/2013 18h52

É uma comparação básica, como o próprio título do filme sugere, “Última Viagem a Vegas”, que estreia nesta sexta-feira (6), é uma espécie de “Se Beber, Não Case” da terceira idade, com um elenco de notáveis veteranos: Robert De Niro, Michael Douglas, Morgan Freeman e Kevin Kline. Assim como no filme de Todd Philips, quatro amigos decidem ir para uma despedida de solteiro em Las Vegas e celebrar o casamento de um amigo.

A premissa é a mesma, mas ao invés do humor um tanto exagerado e escatológico (mas, convenhamos, engraçado) e todos os eventos bizarros (tigre dentro do hotel, perseguição de carros e um bebê desconhecido), o longa dos setentões, dirigido por Jon Turteltaub (da série “A Lenda do Tesouro Perdido”), é sem graça e constrangedor.

Billy (Michael Douglas), Paddy (Robert De Niro), Archie (Morgan Freeman) e Sam (Kevin Kline), são amigos de infância. Rico e solteirão, Billy vai se casar pela primeira vez com a namorada 40 anos mais nova. Para o evento, ele reúne os camaradas para reviver os dias de glória em uma despedida de solteiro na cidade do Pecado.

Existe a promessa de um pouco de diversão logo no início do filme, quando Sam (Kevin Kline) recebe uma espécie de “vale-night” da esposa com a mensagem: “O que acontecer em Vegas, fique em Vegas”. Mas a reunião dos setentões se apega ao clichê do choque de gerações diferentes e não rende uma cena ou piada memorável sequer.

Pode-se dizer que a vida na terceira idade não seja de diversão e que o filme pode servir, então, de reflexão sobre a velhice. Existe realmente essa intenção, já que a história também serve para abrir (e resolver) algumas feridas do passado dos personagens. Paddy é viúvo e rabugento, Archie vive aos cuidados do filho após ter sofrido um derrame, Sam tem uma placa de titânio no quadril e vive a espera da oportunidade de trair a mulher e Billy é aquele que se blinda com o dinheiro em uma redoma de juventude artificial. Mas o roteiro fraco e a direção de Turteltaub, que parece ter trabalhado no automático, preocupado apenas no melhor ângulo daquele hotel cinco estrelas, não conclui bem os pequenos dramas dos personagens. E não dá para jogar toda carga dramática – já frágil – na trilha sonora melosa com piano que aparece em toda e qualquer cena que não seja uma tentativa de piada.

Mary Steenburgen, que interpreta uma cantora madura de um cassino, é quem mais acaba servindo de ponte entre os personagens. Mesmo assim, seu papel carece de maior profundidade e parece ter pulado do roteiro apenas para dar um sentido a toda aquela história.

O constrangimento atinge picos alarmantes com a cena de competição de biquínis a beira da piscina. Redfoo, parte da dupla musical LMFAO, é o mestre de cerimônias do evento e chega a dançar de sunga na cara de Robert De Niro. É inevitável se questionar: por qual razão o ator, quase uma instituição do cinema, topa fazer um projeto assim? A pergunta se estende aos outros atores, todos ganhadores de Oscar, e até mesmo Michael Douglas, o mais artificial de todos – da fala ao bronzeamento exagerado. Se deixar o cachê milionário dos atores de lado, chegamos à conclusão: Ninguém precisa desse filme. Nem eles, nem nós.

Trailer legendado de "Última Viagem a Vegas"

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
EFE
Cinema
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
AFP
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Topo