Topo

Funeral de Paul Walker reúne familiares e amigos em Los Angeles

Do UOL, em São Paulo

15/12/2013 13h05

Familiares e amigos de Paul Walker se reuniram na tarde de sábado (14), em Los Angeles, para se despedir do ator, segundo a imprensa norte-americana. O corpo foi cremado e as cinzas foram enterradas, informam os sites.

A cerimônia aconteceu no Forest Lawn Memorial Park Cemetery, mesmo cemitério em que estão o cantor Michael Jackson e a atriz Brittany Murphy.
 
O pai do ator, Paul Walker Sr, a mãe, Cheryl Walker, e os irmãos, Caleb Walker e Cody Walker, foram ao enterro. Um quadro com uma foto de Paul Walker e uma bandeira dos Estados Unidos foram exibidos durante a cerimônia.
 
No Instagram, o cantor e ator Tyrese Gibson fez uma homenagem a Walker: “Hoje, em uma sala cheia de pessoas amigas eu desejei que estivesse no seu casamento em vez de... Mas Deus tem um plano que vai além do nosso entendimento. Por motivos egoístas, todos gostaríamos que você estivesse aqui, com mais risadas, mais cenas, mais conversas, mais momentos... Acho que não podemos ter tudo que queremos na vida. Mas em nossos corações estão guardados os momentos que vivemos em 13 anos de alegria e graça”, escreveu.

 

Acidente

O acidente que matou Walker e seu amigo Roger Rodas, CEO de uma das empresas de Walker, aconteceu no dia 30 de novembro em Valencia, na Califórnia. Os dois participavam de um evento beneficente, chamado "Reach Out Worldwide", que tinha como objetivo arrecadar fundos para as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas.

O Porsche Carrera GT 2005 em que o ator e o amigo estavam bateu em um poste de luz e em uma árvore, pegando fogo na hora e matando os dois. O evento, do qual Paul participou, aconteceu em uma loja de carros de corrida próxima ao local. Os participantes correram para apagar as chamas com extintores de incêndio, mas sem sucesso.

Segundo o departamento de polícia do condado de Los Angeles, o acidente aconteceu por volta das 15h30 do sábado no horário local (21h30 de Brasília). A polícia de Santa Clarita, onde ocorreu o acidente, acredita que a velocidade foi um dos fatores do acidente.

O Departamento de Perícia Criminal do Condado de Los Angeles anunciou no dia 4 que Paul Walker, ator da franquia "Velozes & Furiosos", morreu devido a "lesões traumáticas e queimaduras". Já a causa da morte de Roger Rodas, amigo do ator, foi "lesões traumáticas múltiplas". 

O relatório da necrópsia também confirma a identidade dos dois passageiros, que não pode ser feita visualmente devido ao estado dos corpos.

Segundo o relatório, Walker foi gravemente ferido quando o Porsche dirigido por Rodas bateu na lateral da estrada e morreu depois que o veículo pegou fogo.

Os resultados dos exames toxicológicos devem sair em até oito semanas. O legista classificou as duas mortes como acidentais.

Câmera registra acidente de Paul Walker

"Velozes & Furiosos 7"

Após notícias de que "Velozes & Furiosos 7" seria completado mesmo após a morte de Walker, a Universal anunciou nesta quarta-feira a interrupção da produção do filme. O anúncio, feito pelo estúdio em nota, indica que a produção poderá ser retomada, mas não estipula prazos.

"No momento, todos aqui na Universal estão dedicados em dar suporte à família de Paul e às pessoas envolvidas na produção e suas famílias. Neste momento, sentimos que é nossa responsabilidade interromper a produção por um período de tempo para que possamos considerar todas as nossas opções para seguir adiante com a franquia", diz o comunicado.

"Estamos compromissados em manter os fãs de 'Velozes e Furiosos' informados e vamos fornecer informações adicionais assim que tivermos. Até lá, sabemos que eles se juntarão a nós no luto pela morte do nosso caro amigo Paul Walker", completa a nota.

Causas

Enquanto a polícia foca suas investigações na velocidade do carro, depois de ter descartado a possibilidade de racha, fontes ouvidas pelo TMZ afirmam que o carro sofreu uma falha mecânica. A publicação ouviu fontes que trabalham na loja em que o veículo estava guardado e pela qual era mantido.

Segundo o TMZ, é possível que o problema tenha sido um vazamento de fluido na maquinaria próxima à direção do veículo. Para as fontes, uma das evidências de que Roger Rodas, que dirigia o carro, não perdeu o controle, é que não há marcas de desvio de derrapagem na pista - as marcas na pista estão em uma linha reta.

Além disso, eles também apontam o comportamento do fogo após a explosão. Segundo o site, o fogo deveria acontecer antes na parte traseira do carro, onde o motor está. O fato de o incêndio ter acontecido na parte dianteira reforça a teoria de que houve realmente algum tipo de vazamento de fluído próximo à direção.

Porsche

A Porsche já foi processada no passado por duas mortes que ocorreram com o mesmo modelo da marca que matou Walker. As informações também são do TMZ.

Em 2005, segundo o processo, um veículo que disputava um racha perdeu o controle e e se chocou contra um muro. Os familiares receberam US$ 4,5 milhões, dos quais US$ 350 mil foram pagos pela empresa.

De acordo com a publicação, um dos advogados desses familiares afirmou que uma das grandes falhas do Porsche Carrera GT, modelo envolvido no processo e no qual estava Walker, é justamente o PSMS (Porsche Stability Management System), o sistema de gerenciamento de estabilidade.

160 km/h

De acordo com informações de uma fonte da polícia ao site Radar Online, o Porsche que bateu provocando a morte do ator Paul Walker estava a mais de 160 km/h segundos antes do acidente. Walker morreu após o carro bater em um poste na cidade de Santa Clarita, na Califórnia, no último sábado (30). Ele tinha 40 anos.

De acordo com o site, o limite de velocidade no local é de 72 km/h.

Walker e o motorista do carro, Roger Rodas, morreram na hora. Segundo os investigadores, citados anonimamente pelo Radar Online, tanto o motorista quanto o passageiro usavam cinto de segurança.