Filmes e séries

Peter O'Toole, ator do premiado "Lawrence da Arábia", morre aos 81 anos

Stephen Shugerman / Getty Images
Europeu é considerado um dos maiores atores de sua geração Imagem: Stephen Shugerman / Getty Images

Do UOL, no Rio

15/12/2013 17h02

O ator irlandês Peter O'Toole, protagonista do épico filme de David Lean, “Lawrence da Arábia” (1962), morreu neste domingo (15), aos 81 anos. O falecimento de Peter O’Toole foi confirmado pelo seu agente, Steve Kenis.

O astro europeu é considerado um dos maiores atores de sua geração. Peter foi indicado oito vezes ao Oscar, e detém o recorde de mais indicações sem nenhuma vitória. Peter ganhou quatro Globos de Ouro, um BAFTA, e um Emmy.

Segundo o site de celebridades TMZ, Peter morreu dormindo. Um representante do ator afirmou que ele estava em um hospital em Londres, e morreu cercado por amigos e familiares.

O ator participou de importantes produções cinematográficas entre os anos 60 e 80 como "Adeus Mr. Chips " (1969 ), “Dois Retratos do Rei Henrique II (1964), " Leão no Inverno ", (1968), "A Classe Dominante" (1972 ), "The Stunt Man" (1980), mas "Lawrence da Arábia" foi o marco em sua carreira.

Peter também fez sucesso nos palcos dos teatros da Grã-Bretanha. O ator brilhou em uma ampla gama de papéis shakespearianos, como “Hamlet”, que estreiou no Teatro Nacional de Laurence Olivier, em 1963.

Mas, ao longo dos anos , sua atuação no cinema ficou ofuscada pelos seus problemas na vida pessoal. Apesar de ser uma grande promessa do cinema irlandes, O'Toole foi marcado por crises de alcoolismo e sério declínio físico que o fez aparecer magro e envelhecido prematuramente .

Em 1976, o ator ficou internado à beira da morte, devido o seu problema com a droga. Peter precisou passar por uma cirurgia de emergência. O astro teve parte do seu estômago e intestino retirados devido uma infecção nos órgãos.

Depois de enfrentar os problemas de saúde, o ator voltou a ser ovacionado ao ao interpretar Sherlock Holmes em uma série na televisão britânica no início dos anos 80.

Peter O'Toole nasceu no bairro de Galway, em Connemara, na Irlanda; e cresceu em grande parte como um imigrante irlandês, no norte da cidade industrial de Leeds Inglaterra.

Por um tempo o ator foi selecionado para estudar em um colégio de freiras, mas na sua adolescência, ele abandonou a escola. Após realizar vários trabalhos braçais, ele se juntou à equipe do Yorkshire Evening News como assistente de fotógrafo.

Depois de quatro anos, o seu editor o demitiu, declarando que ele não levava jeito para o jornalismo. A partir daí, Peter descobriu o seu gosto pela arte e passou a integrar uma companhia de teatro local.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
Cinema
do UOL
AFP
do UOL
Reuters
AFP
do UOL
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
BBC
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
UOL Entretenimento
Cinema
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
Topo