Topo

Canadenses premiam "O Som ao Redor" como melhor filme de diretor estreante

Do UOL, em São Paulo

17/12/2013 11h52

"O Som ao Redor" foi premiado pela Associação de Críticos de Toronto, no Canadá, como o melhor "primeiro filme", categoria que elege o melhor trabalho de um diretor estreante. Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, o longa também concorre a uma indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Os indicados serão anunciados no dia 16 de janeiro. 

Retratando o cotidiano de uma rua de classe média em Recife (PE), o filme entrou para a lista dos 10 melhores do ano do crítico de cinema estrangeiro da revista "Variety". O filme já recebeu prêmios da Mostra de São Paulo, do Festival do Rio, do Festival de Gramado, do CPH Pix 2012 (em Copenhagen, na Dinamarca) e o Prêmio da crítica do Festival de Roterdã, na Holanda.

Na premiação dos críticos de Toronto, "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", de Ethan Coen e Joel Coen, ficou com o prêmio de melhor filme. O protagonista Oscar Isaac venceu o prêmio de melhor ator. Já o de melhor atriz foi para Cate Blanchet, por "Blue Jasmine".

Mesmo depois de levar o filme para mais de cem festivais, Kleber Mendonça Filho disse em entrevista ao UOL que as pessoas só passaram a perceber o longa depois que ele foi associado à palavra "Oscar". "Pessoas que não são da área de cinema --o senhor da padaria, minha vizinha-- ficaram muito impressionadas com a notícia. Isso porque saiu até no 'Jornal Nacional', na imprensa toda. Era o mesmo filme 24 horas antes, mas 24 horas depois era o filme do Oscar, o filme que tinha passado no 'Jornal Nacional'". 

Veja lista de vencedores:

Melhor Filme

“Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum”

Melhor Ator

Oscar Isaac, “Inside Llewyn Davis”

Melhor Atriz

Cate Blanchett, “Blue Jasmine”

Melhor Ator Coadjuvante

Jared Leto, “Dallas Buyers Club”

Melhor Atriz Coadjuvante

Jennifer Lawrence, “Trapaça”

Melhor Diretor

Alfonso Cuarón, “Gravity”

Melhor roteiro

Spike Jonze, “Ela”

Melhor Primeiro Longa Metragem

“O Som ao Redor”, Kleber Mendonça Filho

Melhor Animação

“The Wind Rises” (Touchstone Pictures)

Melhor Filme Estrangeiro

“A Touch of Sin” (Films We Like)