Cinema

EUA escolhem "Pulp Fiction" e "Mary Poppins" como obras a serem preservadas

Do UOL, em São Paulo

"Pulp Fiction", "Mary Poppins", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" e "Roger & Me" estão entre os 25 filmes que serão preservados pela Biblioteca do Congresso norte-americano em 2013.

Crítico comenta "Pulp Fiction"

Dirigido por Quentin Tarantino, "Pulp Fiction" (1994) concorreu a sete categorias no Oscar, incluindo de melhor filme. O longa acabou ficando com a estatueta de melhor roteiro original. Também foi vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, naquele ano. 

Criada em 1989, a coleção que seleciona 25 longas anualmente tem a intenção de preservar produções com importância histórica, cultural ou estética. Já são mais de 600 títulos que incluem filmes de Hollywood, documentários e produções independentes. A seleção é composta por sugestões de curadores, membros da Comitê de Preservação de Filmes e do público.

A obra mais antiga a ser preservada este ano é “The Virtuous Vamp” (1919), filme mudo sobre uma jovem que começa a trabalhar em um escritório, onde sua presença começa a afetar a concentração dos homens. O filme foi responsável por catapultar a fama de Constance Talmadge, que foi chamada de "a nova namorada da América". O clássico  “Gilda", com Rita Hayworth, também entrou para a lista.

Diretor de "Roger & Me", Michael Moore comemorou o reconhecimento sobre o documentário que mostra o próprio diretor tentando entrevistar Roger Smith, o presidente da General Motors, responsável pelo fechamento de onze fábricas de carros na cidade de Flint, Michigan, que deixou 30 mil pessoas sem trabalho e grandes partes da cidade em ruínas. "Ao longo dos anos, o filme recebeu muitas homenagens, mas essa é a que eu valorizo mais", disse Moore.
 

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo