Topo

Distribuidora italiana se desculpa por cartazes de "12 Anos de Escravidão"

Do UOL, em São Paulo

28/12/2013 10h48

A distribuidora BIM Distribuzione pediu desculpas por ter produzido pôsteres com imagens não autorizadas de "12 Anos de Escravidão" com a foto de Brad Pitt em primeiro plano e o protagonista do filme, o ator negro Chiwetel Ejiofor, retratado sem destaque. Os cartazes geraram polêmica após acusações de racismo e, em comunicado, a produtora disse que as peças foram recolhidas dos cinemas italianos onde estavam expostas.

  • Divulgação

    Cartaz italiano do filme "12 Anos de Escravidão", que coloca Brad Pitt em primeiro plano

"Pedimos desculpas por criar e lançar pôsteres não autorizados para '12 Anos de Escravidão' na Itália, retratando Brad Pitt e Michael Fassbender de forma inconsistente com o material de divulgação aprovado. Todos os materiais inapropriados já foram recolhidos. Temos muito orgulho do filme e lamentamos qualquer problema que este incidente possa ter causado", diz o comunicado divulgado pela distribuidora italiana, reproduzido pelo site da "Variety".

Pitt, que produziu o filme, tem apenas um pequeno papel. Fassbender, que também teve seu rosto destacado em cartazes do longa, é ator coadjuvante na produção, enquanto Ejiofor aparece em todas as cenas.

Dirigida por Steve McQueen (mesmo diretor de "Shame", 2011) e baseada nas memórias de um negro livre que é vendido como escravo, a trama segue Solomon Northurp (Ejiofor) em seu cotidiano com a família, até que, enganado por uma oferta de trabalho, é aprisionado e levado ilegalmente ao sul escravista pelo sádico fazendeiro Edwin Epps (Fassbender). Começam assim 12 anos de penúrias.

O filme, que tem sete indicações ao Globo de Ouro e é considerado também forte candidato ao Oscar, já venceu o Festival de Toronto, foi premiado pela Associação de Críticos dos Estados Unidos, dominou as indicações ao SAG Awards (o sindicato de atores dos EUA) e do Critics' Choice Movie Awards. A produção ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

  • Divulgação

    Cartaz original do filme "12 Anos de Escravidão" com Chiwetel Ejiofor

Anatomia de uma cena: "12 Anos de Escravidão"