Filmes e séries

Público do UOL elege os melhores filmes de 2013; veja os vencedores

Do UOL, em São Paulo

30/12/2013 10h55

Entre os dias 12 e 30 de dezembro, os leitores do UOL votaram e escolheram os melhores filmes lançados no Brasil em 2013. Separamos os longas nas seguintes categorias: terror e suspense, comédia, animação, fantasia e ficção científica, documentário, drama e romance, ação e heróis e filme nacional. Alguns filmes que estrearam no Brasil após a abertura da enquete, como "A Vida Secreta de Walter Mitty" e a animação nacional "Minhocas", ficaram de fora da votação.

TERROR E SUSPENSE

  • "Invocação do Mal, de James Wan

1º lugar:  "Invocação do Mal", de James Wan (21,2%). Do mesmo diretor de "Jogos Mortais" (James Wan), o longa é baseado em fatos reais e mostra a história da família Perron que se muda para uma casa assombrada nos Estados Unidos. Perturbados por acontecimentos inexplicáveis, os novos moradores chamam o casal de investigadores paranormais Edward e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) para tentar caçar e exorcizar os fantasmas. O filme recebeu 2653 votos do público. 
 

2º lugar: "Truque de Mestre", de Louis Leterrier (20,6% - 2579 votos) 
3º lugar:  "Carrie, a Estranha", Kimberly Peirce (15,0% - 1874 votos)

COMÉDIA

  • "Se Beber, Não Case! Parte 3", de Todd Phillips

1º lugar: "Se Beber, Não Case! Parte 3", Todd Phillips (33,9%).  No terceiro filme da franquia, o "Bando de Lobos" –nome dado ao grupo de amigos formado no primeiro filme da série-- se reúne novamente para convencer Alan (Zach Galifianakis) a buscar ajuda psiquiátrica, logo após a morte do pai do personagem. O filme recebeu 4027 votos do público. 

2º lugar: "Os Estagiários", de Shawn Levy (11,9% - 1410 votos)
3º lugar:  "Vovô sem Vergonha", de Jeff Tremaine (11,6% - 1375 votos) 

ANIMAÇÃO 

  • "Dragon Ball Z", de Masahiro Hosoda

1º lugar: "Dragon Ball Z", de Masahiro Hosoda (64,2%). No longa, depois de muitos anos desde a batalha contra Majin Boo, outra crise está para abalar a pacífica Terra. Enquanto há um deus que origina e faz nascerem as estrelas, há um outro que as destrói. Bills, o Deus da Destruição está, agora, acordado depois de um longo período. O filme recebeu 14762 votos do público.
 

2º lugar: "Meu Malvado Favorito 2", de P. Coffin e C. Renaud (13,2% - 3036 votos)
3º lugar:  "Universidade Monstros", de Dan Scanlon (6,0% - 1371 votos)


FANTASIA E FICÇÃO CIENTÍFICA

  • "O Hobbit: A Desolação de Smaug", de Peter Jackson


1º lugar: "O Hobbit 2", de Peter Jackson. (21,2%). Bilbo Bolseiro, Gandalf e 13 anões estão de volta na jornada em direção à Montanha Solitária para enfrentar o temido dragão Smaug e recuperar o controle sobre o Reino de Erebor. O filme recebeu 3287 votos do público. 
 

2º lugar: "Jogos Vorazes: Em Chamas", de Francis Lawrence (19,4% - 3003 votos)
3º lugar: "Guerra Mundial Z", de  Marc Forster (14,4% - 2231 votos)

AÇÃO E HERÓIS

  • "O Homem de Aço", de Zack Snyder


1º lugar: "O Homem de Aço", de Zack Snyder (26,8%). Clark Kent/ Kal-El (Henry Cavill) é um jovem jornalista, nascido no planeta Krypton. Adotado na Terra por Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), Clark vive atormentado, procurando uma razão de sua existência como terráqueo e como utilizar seus superpoderes para ajudar a humanidade a viver em paz e proteger aqueles que ama. O filme recebeu 4112 votos do público. 

2º lugar: "Homem de Ferro 3", de Shane Black (20,2% - 3110 votos)
3º lugar: "Velozes & Furiosos 6", de Justin Lin (12,9% - 1987 votos)

DRAMA E ROMANCE

  • "Django Livre", de Quentin Tarantino

1º lugar: "Django Livre", de Quentin Tarantino (29,8%). O escravo Django (Jamie Foxx, de "Ray") é resgatado pelo caçador de recompensas Dr. Schultz (Christoph Waltz), que procura três ex-feitores da fazenda a que ele pertencia. Em troca de ajuda na caçada a alguns dos fugitivos mais procurados do Texas, Schultz promete libertar Django e ajudá-lo a encontrar sua mulher, Broomhilda (Kerry Washington). O filme recebeu 3076 votos do público.


2º lugar: "Gravidade", de Alfonso Cuarón (18,5% - 1911 votos)
3º lugar: "Capitão Phillips", de Paul Greengrass (8,9% - 922 votos)

DOCUMENTÁRIO

  • "Jorge Mautner- O Filho do Holocausto", de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt


1º lugar: "Jorge Mautner- O Filho do Holocausto", de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt. (22,3%). O documentário recupera a história desse herói quase esquecido da cultura popular brasileira. Filho de pais que fugiram do nazismo na Europa, consagrado como poeta aos 21 anos, membro do Partido Comunista Brasileiro, refugiado político primeiro nos EUA e depois na Inglaterra, onde se tornou amigo dos tropicalistas Caetano e Gil, e por fim artista popular (ou quase isso) cultuado por diversas gerações.  O filme recebeu 929 votos do público.


2º lugar: "Elena", de Petra Costa. (17,4% - 726 votos)
3º lugar: "A Batalha do Passinho", de Emílio Domingos (14,6% - 611 votos)

FILME NACIONAL

  • "Minha Mãe É Uma Peça", de André Pellenz


1º lugar: "Minha Mãe É uma Peça", de André Pellenz (22,1%). Adaptação da peça de mesmo nome, o filme apresenta o cotidiano de Dona Hermínia, uma mãe coruja que só sabe cuidar dos filhos e fofocar. Chegando na meia-idade e recém-separada, a protagonista é vivida pelo comediante Paulo Gustavo. Elenco ainda conta com Ingrid Guimarães e Herson Capri. O filme teve 1892 votos do público.

2º lugar: "Faroeste Caboclo", de René Sampaio (12,2% - 1044 votos)
3º lugar: "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura (9,8% - 837 votos) 

Que pôster de filme divulgado em 2013 foi o mais legal?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

do UOL
AFP
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
Chico Barney
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

As 25 melhores histórias em quadrinhos da Liga da Justiça

Pincelar as melhores histórias da Liga da Justiça é um trabalho complexo. Não pela falta de qualidade, mas pelo contraste: muita coisa entre os primórdios da equipe e o final dos anos 80 tem mais valor por sua inegável importância histórica do que por seus predicados artísticos. O gibi da Liga, afinal, viveu por anos na sombra da animação Superamigos, e isso deixou o tom das histórias mais ingênuo e infantil até a reformulação pós-Crise nas Infinitas Terras. Mas garimpar todas as fases em décadas de aventuras trouxe boas surpresas e ótimas descobertas - além do perceber que, em boas, mãos, a Liga pode ser incrível! A leitura rendeu algumas conclusões. Primeiro, não há absolutamente nada errado em usar histórias de super-heróis para fazer humor! Segundo, o horrendo período dos Novos 52, que privilegiou forma, ignorou substância e fez um flashback sinistro dos primórdios da Image Comics nos anos 90 (urgh), não foi tão cruel com a Liga. Terceiro, pouca gente escreve e entende os herói tão bem quanto Grant Morrisson e Mark Waid. No mais, a Liga da Justiça, em usas diversas encarnações, ainda é aposta certeira quando o assunto é entretenimento - afinal, só uma equipe criativa muito canhestra poderia melar uma mistura de personagens e personalidades e superpoderes tão diversa e tão bacana! Acredite, se os super-heróis mais lendários do mundo sobreviveram a Extreme Justice, nada é capaz de derrotá-los!

Cinema
Colunas - Flavio Ricco
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
Topo