Topo

Início do ano tem estreia de favoritos ao Oscar; veja lançamentos de 2014

Montagem com cenas de "Trapaça", "O Lobo de Wall Street", "Ela", "Philomena", "12 Anos de Escravidão" e "Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum" - Reprodução/Montagem
Montagem com cenas de "Trapaça", "O Lobo de Wall Street", "Ela", "Philomena", "12 Anos de Escravidão" e "Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum" Imagem: Reprodução/Montagem

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

01/01/2014 05h00

O início de 2014 será um prato cheio para os cinéfilos. A safra de filmes favoritos ao Oscar que estrearam no segundo semestre nos Estados Unidos chega entre janeiro e fevereiro ao Brasil, com longas de diretores como Martin Scorsese, Spike Jonze e Joel e Ethan Coen.

"O Lobo de Wall Street", filme de Scorsese estrelado por Leonardo DiCaprio, e "Trapaça", de David O. Russell, com Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence no elenco, têm previsão de estreia para o dia 24 de janeiro.

Já "Philomena", de Stephen Frears, "Ela", de Spike Jonze, "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen, e "Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum", dos irmãos Coen, devem chegar aos cinemas brasileiros em fevereiro (veja abaixo a lista completa com os principais lançamentos de filmes previstos para 2014).

Os seis longas concorrem a Globos de Ouro, sendo fortes candidatos a uma indicação para Oscar de melhor filme. Cinco deles também estão na lista dos dez melhores filmes de 2013 feita pelo Instituto Americano de Cinema (AFI, na sigla em inglês) --a exceção é "Philomena", coprodução britânica, norte-americana, e francesa.

Além da corrida pela indicação de melhor filme --nove longas serão candidatos ao Oscar nesta categoria--, as produções que estreiam no começo do ano também devem concorrer em outros quesitos.

Não há muitas dúvidas entre os especialistas em Hollywood de que o britânico Chiwetel Ejiofor será indicado ao Oscar de melhor ator por "12 Anos de Escravidão", assim como o guatemalteco Oscar Isaac por "Llewyn Davis". O veterano Robert Redford também é forte candidato por sua performance solitária em "Até o Fim", de J. C. Chandor, que tem estreia no Brasil prevista para o dia 7 de março.

Já as britânicas Judi Dench e Emma Thompson devem conseguir indicações ao Oscar de melhor atriz por, respectivamente, "Philomena", e "Walt nos Bastidores de Mary Poppins" (este com estreia prevista para 14 de fevereiro).

As produções que vão estrear a partir de agora se juntam a outros favoritos a indicações ao Oscar que já haviam chegado ao Brasil em 2013, como "Capitão Phillips", "Gravidade", "Rush: No Limite da Emoção" e "Álbum de Família". "Fruitvale Station: A Última Parada", com estreia prevista para 31 de janeiro, corre por fora.

No campo da animação, a principal estreia prevista para o início do ano --também com chances de receber indicações ao Oscar-- é "Frozen: Uma Aventura Congelante", de Chris Buck e Jennifer Lee. O longa gelado da Disney tem previsão de chegada aos cinemas brasileiros já para o dia 3 de janeiro.

Já entre os concorrentes a uma indicação de Oscar de melhor filme estrangeiro, chega ao Brasil "O Grande Mestre", de Wong Kar-Wai (previsto para fevereiro, mas sem data definida). "O Passado", de Asghar Farhadi, também deve chegar em fevereiro, mas não se classificou entre os nove finalistas que buscam indicação.

Fora da corrida pelo próximo Oscar, também há opções interessantes, como "Ninfomaníaca", de Lars von Trier (estreia da primeira parte prevista para 10 de janeiro e da segunda para março), e a refilmagem de "Robocop" do brasileiro José Padilha.

Os indicados ao Oscar 2014 serão anunciados no dia 16 de janeiro. A cerimônia ocorre no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Veja o calendário dos principais lançamentos previstos para 2014 (sujeito a alterações)

Janeiro

03 – "Frozen: Uma Aventura Congelante", de Chris Buck e Jenifer Lee. Animação da Disney que se passa em um reino de gelo.

10 – "De Repente Pai", de Ken Scott. Vince Vaughn vive doador de sêmem que descobre ter 533 filhos.

10 – "Ajuste de Contas", de Peter Segal. Robert De Niro e Sylvester Stallone se enfrentam no boxe.

10 – "Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal", de Christopher Landon. Quinto título da franquia de terror.

10 – "Confissões de Adolescente", de Daniel Filho e Chris D'Amato. Filme baseado na famosa série homônima da TV Cultura.

10 – "Ninfomaníaca (Parte 1)", de Lars Von Trier. Filme sobre uma viciada em sexo estrelado por Charlotte Gainsbourg.

24 – "O Lobo de Wall Street", de Martin Scorsese. Filme estrelado por Leonardo DiCaprio sobre financista de Nova York.

24 – "Trapaça", de David O. Russell. Grupo de trapaceiros é obrigado a trabalhar com o FBI. Com Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence.

31 – "Fruitvale Station: A Última Parada", de Ryan Coogler. História real de jovem negro assassinado nos Estados Unidos.

31 – "47 Ronins", de Carl Rinsch. Keanu Reeves como samurai.

Fevereiro

07 – "Ela", de Spike Jonze. Joaquin Phoenix se apaixona por um programa de computador que tem a voz de Scarlett Johansson.

07 – "Philomena", de Stephen Frears. Judi Dench busca o filho desaparecido.

07 – "Uma Aventura Lego", de Phil Lord e Chris Miller. Animação feita com os brinquedos de montar.

14 – "Caçadores de Obras Primas", de George Clooney. Quinto filme dirigido pelo galã cinquentão, mostra um grupo de soldados que tem como missão recuperar obras de arte roubadas por nazistas. Com Cate Blanchett, Matt Damon, Bill Murray e o próprio Clooney.

14 – "Walt Disney nos Bastidores de Mary Poppins", de John Lee Hancock. Filme com Emma Thompson e Tom Hanks mostra curiosidades da produção da clássica comédia da Disney.

21 – "Robocop", de José Padilha. Remake do clássico policial dos anos 80, dirigido pelo cineasta brasileiro de "Tropa de Elite".

28 – "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen. Nos Estados Unidos pré-Guerra Civil, negro livre de Nova York é sequestrado e vendido como escravo.

28 – "Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum", de Joel e Ethan Coen. Músico perdedor sofre sucessão de derrotas em período de uma semana.

Sem data (em fevereiro) – "O Grande Mestre", de Wong Kar-Wai. História do mestre de artes marciais que foi professor de Bruce Lee.

Sem data (em fevereiro) – "O Passado", de Asghar Farhadi. Iraniano vai à França para após sua ex-mulher requerer divórcio.

Março

07 – "Até o Fim", de J. C. Chandor. Robert Redford é o único ator deste drama sobre marinheiro que tenta manter controle do barco após choque com navio.

07 – "300: A Ascensão do Império", de Noam Murro. Segundo filme da franquia que tem Rodrigo Santoro no papel do deus Xerxes.

14 – "Need For Speed – O Filme", de Scott Waugh. Baseado na franquia de videogame, é estrelado por Aaron Paul (o Jesse de "Breaking Bad").

Sem data – "Ninfomaníaca (Parte 2)", de Lars Von Trier. Segunda parte do filme sobre uma viciada em sexo estrelado por Charlotte Gainsbourg.

Abril

04 – "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson. Novo filme do diretor famoso por "Os Excêntricos Tenenbaums" (2001) e "Viagem a Darjeeling" (2007).

04 – "Noé", de Darren Aronofsky. Épico bíblico do diretor de "Cisne Negro", com Russel Crowe no papel título. O elenco conta ainda com Jennifer Connelly, Emma Watson e Anthony Hopkins.

04 – "Não Pare na Pista", de Daniel Augusto. Cinebiografia de Paulo Coelho com Júlio Andrade no papel do escritor.

11 – "Capitão América 2 – O Soldado Invernal", de Anthony Russo e Joe Russo. Segundo filme da franquia.

18 – "Alemão", de José Eduardo Belmonte. Filme sobre policiais e traficantes que se passa no morro carioca com Antonio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat e Milhem Cortaz.

Maio

02 – "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro", de Marc Webb. Segundo filme da nova trilogia do super-herói aracnídeo.

16 – "Godzilla", de Gareth Edwards. Monstro radioativo gigante ataca novamente.

23 – "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido", de Bryan Singer. Wolverine viaja ao passado em tentativa desesperada de mudar a história.

30 – "Malévola", de Robert Stromberg. Vilã da Bela Adormecida ganha filme próprio estrelado por Angelina Jolie.

Junho

19 – "Como Treinar o Seu Dragão 2", de Dean DeBlois. Segundo filme da franquia de animação.

27 – "The Zero Theorem", de Terry Gilliam. Novo filme do diretor "Os 12 Macacos" sobre um hacker que procura a razão da existência humana, é estrelado por Christoph Waltz.

Julho

18 – "Tranformers: A Era da Extinção", de Michael Bay. Quarto filme da franquia de robôs-carros.

18 – "Planeta dos Macacos: O Confronto", de Matt Reeves. Humanos e símios se enfrentam na disputa pela Terra.

Agosto

15 – "Magic in the Moonlight", de Woody Allen. Novo filme do famoso diretor norte-americano, teve partes rodadas no sul da França.

22 – "Guardiões da Galáxia", de James Gunn. Novo filme com personagens da Marvel tem Vin Diesel, Bradley Cooper, Benicio Del Toro e Zoe Saldana no elenco.

22 – "Os Mercenários 3", de Patrick Hughes. Novo filme da série terá Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Antonio Banderas, Wesley Snipes, Mel Gibson, Harrison Ford e Arnold Schwarzenegger.

Setembro

26 – "Sin City 2", de Frank Miller e Robert Rodriguez. Segundo título da série baseada nos quadrinhos de Miller terá Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Jessica Alba, Ray Liotta e Mickey Rourke no elenco.

Novembro

07 – "Big Hero 6", de Don Hall. Grupo de seis super-heróis é recrutado pelo governo.

14 – "Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1", de Francis Lawrence. O começo do fim da franquia, com Jennifer Lawrence, Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman.

14 – "Débi e Lóide 2", de Bobby Farrelly e Peter Farrelly. Jim Carrey e Jeff Daniels juntos novamente 20 anos após primeiro título.

Dezembro

07 – "Interestelar", de Christopher Nolan. Nova superprodução do diretor da recente franquia de Batman se passará no espaço e terá  Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain.

19 – "O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez", de Peter Jackson. O fim da trilogia. O fim das filmanges de Jackson baseadas na obra de Tolkien.

Sem mês definido:

"Oldboy", de Spike Lee. Refilmagem de Lee para o clássico coreano sobre vingança, foi massacrado pela crítica nos Estados Unidos.

"Only Lovers Left Alive", de Jim Jarmusch. Dois vampiros se apaixonam no novo filme do diretor de "Daunbailó".

"Dallas Buyers Club", de Jean-Marc Vallée. Eletricista luta para que portadores do vírus HIV tenham acesso a medicamentos. Com Matthew McConaughey, Jennifer Garner e Jared Leto (que chocou os Estados Unidos com sua interpretação de uma travesti).

"Trash", de Stephen Daldry. Novo filme do diretor de "As Horas" teve filmagens no Rio e conta no elenco com Rooney Mara, Selton Mello, Wagner Moura e Martin Sheen.