Topo

Crítico se defende e diz que não xingou Steve McQueen em premiação

O diretor Steve McQueen - AP
O diretor Steve McQueen Imagem: AP

Do UOL, de São Paulo

08/01/2014 07h48

Armond White, polêmico crítico de cinema do CityArts, negou ao site da revista “Hollywood Reporter” que tenha xingado o diretor Steve McQueen na noite desta segunda (6), quando ele recebia o prêmio de melhor direção por "12 Anos de Escravidão", na cerimônia de premiação dos críticos de Nova York.

White teria gritado quando McQueen fazia os agradecimentos, após ir às lágrimas ao ser recebido pelo lendário músico e ativista Harry Belafonte: "Você é um porteiro e um lixeiro ridículo. Vá se f...", relatou a revista "Variety". Não se sabe se o diretor não ouviu ou ignorou o agressor, mas não interrompeu seu discurso.

“Tais comentários nunca foram proferidos por mim ou por qualquer um dentro do meu alcance da voz. Eu tenho sido caluniado por publicações que, de forma imprudente, citam fontes anônimas”, defendeu-se o crítico.

“A imprensa se acostumou a me tratar como uma pessoa que odeia tudo, tanto que bisbilhoteiros do evento deturpam constantemente o meu comportamento, até mesmo ao ponto de repetir mentiras, como distorcer a minha alegria por “O Bom Pastor", de Robert De Niro, e que eu “fiz Annette Bening chorar" --ambas afirmações falsas.

Antes da cerimônia, White já havia escrito em sua crítica que o filme de McQueen era o mais desagradável desde "O Exorcista" (1973). "Isso mesmo, '12 Anos de Escravidão' pertence ao gênero pornô com tortura, como 'O Albergue', 'A Centopéia Humana' e a franquia 'Jogos Mortais', mas faz parte de uma nova leva de filmes que é vendido (erroneamente) como 'uma conversa sobre raça'", escreveu ele.

Segundo a revista, essa não é a primeira vez que o crítico ofende os atores premiados. Em 2011, ele xingou as atrizes Annette Bening e Michelle Williams e em 2012, as vítimas foram Robert DeNiro e Viola Davis.

Os vencedores da premiação já haviam sido anunciados no dia 3 de dezembro, então as surpresas ficaram apenas para a hora dos discursos.