Topo

UOL transmite "Roda Viva" com o cineasta Hector Babenco a partir das 22h

O cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco no centro do programa "Roda Viva", da TV Cultura - Jair Magri/Divulgação
O cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco no centro do programa "Roda Viva", da TV Cultura Imagem: Jair Magri/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 05h00

O UOL transmite nesta segunda-feira (13) o programa "Roda Vida", da TV Cultura, que terá como entrevistado o cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco, famoso por filmes como "Pixote: A Lei do Mais Fraco" e "O Beijo da Mulher Aranha". O programa, que tem mediação do jornalista Augusto Nunes, será exibido a partir das 22h na TV Cultura e poderá ser visto também na TV UOL.

Babenco será entrevistado pela apresentadora Marina Person, o psicanalista Contardo Calligaris, o documentarista Sylvio do Amaral Rocha, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca e a cineasta Laís Bodanzky. O Roda Viva ainda conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.

Entre os temas que serão abordados na entrevista estão a trajetória do cineasta, o cenário do cinema nacional e os desafios de filmar no país.

De ascendência judaico-ucraniana, Babenco nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil, para onde veio aos 19 anos.

Babenco já dirigiu atores como Jack Nicholson, Maryl Streep e William Hurt, que, em 1986, ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel em "O Beijo da Mulher Aranha", que rendeu ainda uma indicação de Melhor Diretor ao cineasta, além de ter concorrido ao prêmio de Melhor Filme.

Babenco também já teve três de seus filmes selecionados para o Festival de Cannes ("O Beijo da Mulher Aranha", em 1985, "Coração Iluminado", em 1998, e "Carandiru", em 2003). A produção sobre o drama dos presidiários vítimas da chacina ocorrida no complexo penitenciário em 1992 foi vista por 4 milhões de pessoas no ano de lançamento (2003).

O trabalho mais recente de Babenco, "O Passado", de 2007, é estrelado pelo ator Gael García Bernal e narra a história de um tradutor que se separa da mulher, com quem foi casado por 12 anos.