Topo

Senadores criticam "e-cigarro" de Julia Louis-Dreyfus no Globo de Ouro

A atriz Julia Louis-Dreyfuss fuma um cigarro eletrônico no Globo de Ouro - Reprodução
A atriz Julia Louis-Dreyfuss fuma um cigarro eletrônico no Globo de Ouro Imagem: Reprodução

Do UOL, de São Paulo

15/01/2014 08h34

Um grupo de senadores americanos do Partido Democrata publicou nesta terça-feira (14) uma carta aberta criticando o fato de a atriz Julia Louis-Dreyfus ter fumado um “cigarro eletrônico” durante a cerimônia do Globo de Ouro, no último domingo.

"O Globo de Ouro celebra artistas que são uma influência para os jovens fãs", escreveram Dick Durbin, do Estado de Illinois, Richard Blumenthal, de Connecticut, Sherrod Brown, de Ohio, e Edward Markey, de Massachusetts.

"Pedimos à Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood e à NBC Universal que tomem medidas para garantir que as futuras transmissões do Globo de Ouro não apresentem intencionalmente imagens de e-cigarros. Tal ação ajudaria a evitar a glamorização de fumar e proteger a saúde dos jovens fãs", afirmam.

Além da ex-atriz da série "Seinfeld", que apareceu fumando de óculos escuros ao lado de Reese Witherspoon, o ator Leonardo DiCaprio, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator, também foi flagrado com um e-cigarro durante a transmissão.

Desenvolvido para ajudar fumantes que querem largar o vício, o dispositivo produz vapor inalável de nicotina, alimentado por uma bateria. O cigarro "fake", popular em bares e restaurantes nos Estados Unidos, vem sendo alvo de críticas de movimentos de vários Estados americanos, que querem proibi-lo em ambientes públicos.

Nesta segunda-feira (13), membros do Conselho Municipal de Chicago avançaram em um projeto, apoiado pelo prefeito Rahm Emanuel, para coibir o uso de e-cigarros, devido à produção de fumaça do disposivitivo, de acordo com a lei que garante o ar limpo em locais fechados.

Em dezembro, o Conselho Municipal de Nova York aprovou a proibição dos e-cigarros em lugares públicos da cidade, aplicando as mesmas restrições já aplicadas aos cigarros produzidos com tabaco.

Em Los Angeles, legisladores vem trabalhando em leis semelhantes, além de quererem proibir a venda desse tipo de cigarro na internet.