Topo

Robert Redford deve deixar direção do festival independente Sundance

8.out.2013 - Robert Redford na première de "Até o Fim", no Festival de Nova York - Jemal Countess/Getty Images
8.out.2013 - Robert Redford na première de "Até o Fim", no Festival de Nova York Imagem: Jemal Countess/Getty Images

Do UOL, de São Paulo

17/01/2014 08h58

O ator Robert Redford, fundador dotradicional festival independente Sundance, afirmou que está pronto para deixar a direção do evento. Segundo ele, a provável saída tem a ver com o direcionamento atual da mostra, mais comercial e em sintonia com o interesse de grandes corporações.

“Não é mais o que era. Eu não gosto do que aconteceu”, disse o astro de à revista “The Hollywood Reporter”.

Redford criou o Sundance Film Festival em 1978, em um resort nas montanhas de Provo, no Estado de Utah. A ideia era abrigar filmes independentes, ignorados por Hollywood.

Para Redford, o evento, que teve início no último domingo (12) e vai até 26 de janeiro, vem perdendo antigas "qualidades que lhe davam uma certa intimidade". “Às vezes, você tem que mudar a guarda, e isso inclui a mim.”

O ator, no entanto, não escondeu a satisfação com os feitos do Sundance, que ainda hoje chama a atenção para novos talentos."Como eu posso não estar satisfeito com um sucesso? Mas em anos anteriores me sentia mais”, afirmou à revista.

Atualmente, o veterano estrela o filme "Até o Fim", de J.C. Chandor, diretor revelado em Sundance. Na trama, um navegador experiente (Redford) tem a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, após chocar o veleiro contra um contêiner.

Embora ignorado entre os indicados ao Oscar, Redford venceu o prêmio de melhor ator da associação de críticos New York Film Critics Circle, além de ter sido indicado na premiação Independent Spirit. "Era uma oportunidade para voltar às minhas raízes e realmente ser um ator", afirmou.