Topo

Helen Mirren receberá prêmio por conjunto da obra no "Oscar inglês"

A atriz Helen Mirren na cerimônia do Globo de Ouro - Getty Images
A atriz Helen Mirren na cerimônia do Globo de Ouro Imagem: Getty Images

Do UOL, de São Paulo

27/01/2014 12h02

A atriz britânica Helen Mirren será homenageada pelo conjunto de sua obra na próxima edição do prêmio Bafta (o “Oscar inglês”), que será realizada no mês que vem na Royal Opera House, em Londres.

Criado em 1971, o “Bafta fellowship” é o troféu mais prestigiado da cerimônia. Já foi entregue a nomes como Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Steven Spielberg, Elizabeth Taylor, Stanley Kubrick, Laurence Olivier, Judi Dench, Christopher Lee e Martin Scorsese.

"Esta é a maior honra profissional que eu poderia imaginar, certamente algo que nunca sonhei quando era uma colegial em Westcliff-on-Sea, em Essex. Entrar nessa lista de nomes lendários é incrível", disse a atriz em nota.

"Helen Mirren recebe o prêmio como uma das atrizes mais marcantes da sua geração. Sua carreira incrivelmente bem-sucedida é uma prova de determinação, dedicação e da habilidade que ela traz para cada um de seus papéis", afirmou o presidente do Bafta, John Willis.

Na carreira, Mirren acumula um Oscar, quatro Baftas, três Globos de Ouro, quatro prêmios Emmy e dois prêmios de melhor atriz do Festival de Cannes. A britânica de 68 anos é conhecida por ter interpretado três rainhas inglesas em filmes e séries de televisão: Isabel I, na série "Elizabeth I" (2005), "Isabel II" em "A Rainha" (2006), e a Rainha Charlotte, em "As Loucuras do Rei George" (1994).

Em 2003, ela recebeu título de “Dama” pelos serviços prestados às artes cênicas em uma cerimônia no Palácio de Buckingham, em Londres.