Topo

Oscar cancela indicação de canção original após campanha de compositor

Do UOL, em São Paulo

29/01/2014 21h57Atualizada em 29/01/2014 22h47

A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quarta-feira (29) que a música "Alone Yet Not Alone", com música composta por Bruce Broughton e letra de Dennis Spiegel, do filme de mesmo nome, está fora da disputa da estatueta de melhor canção original.

A decisão ocorreu por causa da descoberta de que Broughton, que faz parte do comitê executivo da área musical da Academia, enviou e-mails durante o período de votações a colegas pedindo que atentassem para o fato de a música composta por ele ser uma das concorrentes.

"Não importa o quão bem-intencionada, a mensagem usou a posição do membro para promover sua própria canção no Oscar cria a aparência de uma vantagem injusta", afirmou o presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, em comunicado divulgado pela entidade.

De acordo com a entidade, as ações de Broughton violaram entre outros termos, o que determina que é objetivo da Academia "assegurar que os prêmios são conduzidos de maneira justa e ética".

"Estou desolado", disse Broughton à revista "Variety". "Eu me permiti a campanha mais simples, mais idiota, e isso se voltou contra mim quando a música começou a receber atenção. Fui derrubado pela concorrência que teve meses de divulgação e publicidade por trás".

A decisão da Academia é rara, mas não inédita. Em 1972, foi revogada a indicação da trilha de Nino Rota para "O Poderoso Chefão", depois de ser descoberto que trechos importantes haviam sido usados em um filme anterior. A indicação do roteiro de Louis L'Amour pela história de "Hondo" em 1953 foi retirada quando se descobriu que era baseada em um conto. E Edward Bernds e Elwood Ullman honrosamente retiraram sua candidatura em 1956 por "Alta Sociedade". Eles tinham escrito uma comédia boba com esse título e perceberam que os eleitores ficaram confusos porque o musical de Grace Kelly e Cole Porter com o mesmo título também foi lançado naquele ano.

E o Oscar de 1968 para documentário, dado a "Young Americans", foi depois revogado quando revelou-se que o filme tinha estreado em 1967.

Um substituto para a categoria de melhor canção será anunciado pela Academia. Os outros indicados são:

"Happy", de "Meu Malvado Favorito 2" - Música e letra de Pharrell Williams
"Let it Go", de "Frozen" - Música e letra de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
"The Moon Song", de "Ela" - Música de Karen O; letra de Karen O e Spike Jonze
"Ordinary Love", de "Mandela: Long Walk to Freedom" - Música de Paul Hewson (Bono), Dave Evans (The Edge), Adam Clayton e Larry Mullen; letra de Paul Hewson (Bono); interpretada por U2