Topo

Corpo de ator Philip Seymour Hoffman é submetido a necropsia

Do UOL, em São Paulo*

03/02/2014 18h57

Uma necropsia será realizada nesta segunda-feira (3) no corpo do premiado ator Philip Seymour Hoffman, que foi encontrado morto em seu apartamento em Manhattan, Nova York, no domingo, devido a uma aparente overdose.

O ator vencedor do Oscar, de 46 anos, foi encontrado por policiais caído no banheiro do seu apartamento, no bairro de Greenwich Village, com uma seringa em seu braço. Dois pequenos sacos com uma substância identificada inicialmente como heroína foram encontrados.

A polícia de Nova York está investigando a morte de Hoffman e tentando determinar a origem da substância que, aparentemente, matou o ator, considerado por muitos um dos melhores de sua geração.

"O exame está marcado para hoje (segunda-feira)", disse a porta-voz do New York Medical Examiner, Julia Bolcer, acrescentando que não tem certeza de quando os resultados estarão disponíveis. "Às vezes temos que realizar testes adicionais", afirmou ela.

O ator, que tem três filhos com sua companheira Mimi O'Donnell, enfrentou problemas com drogas em vários momentos da sua vida. Em entrevista à CBS em 2006, ele contou que no passado havia usado "tudo em que pudesse pôr as mãos - eu gostava de tudo".

Um dia após o choque de sua morte súbita, homenagens a Hoffman continuaram.

"Ele era um destaque na vizinhança. É de partir o coração", disse em lágrimas Tara Driver, estudante de educação da arte, que morava nas proximidades.

Um buquê de rosas brancas perto da entrada da casa de Hoffman tinha a mensagem: "Descanse em paz PSH. Nós te amamos."

Heroína

A equipe da polícia responsável pela investigação da morte do ator encontrou cerca de 50 papelotes de heroína em seu apartamento, segundo fontes citadas pela "CNN".

Também foram encontradas mais de 20 seringas usadas, remédios de venda controlada e embalagens vazias de heroína.

De acordo com o site TMZ, a polícia investiga se a heroína utilizada por Hoffman estava misturada com outras drogas. Segundo o site, têm sido reportadas mortes nos Estados Unidos por conta de traficantes estarem vendendo heroína misturada com fentanil, uma substância altamente potente que pode causar parada respiratória.

Ainda segundo o TMZ, Hoffman foi visto bebendo na semana passada, o que poderia ajudar a confirmar a hipótese de que ele teve uma recaída com drogas.

Carreira

Nascido no interior do Estado de Nova York, perto de Rochester, Hoffman destacou-se pela primeira vez em "Boogie Nights", de 1997. Ganhou o Oscar em 2005, interpretando o escritor Truman Capote, e foi indicado ao prêmio em três outras ocasiões como coadjuvante, por "O Mestre" (2013), "Dúvida" (2009) e "Jogos do Poder" (2008).

No mês passado, esteve no festival de Sundance, em Utah, para a pré-estreia do thriller "O Homem Mais Procurado", em que interpreta o espião alemão Gunther Bachmann.

Na ocasião, ele disse à Reuters que se identificava com a personalidade de Gunther, um homem que, motivado pela vergonha de um fracasso interior, se dispõe obsessivamente a capturar terroristas pelos meios que fossem necessários.

"Acho que seria difícil para qualquer um não se identificar com a solidão. Ele é um cara bastante solitário, motivado, obsessivo, que não se perdoa sob muitos aspectos. Muitos desses traços um monte de gente carrega em algum grau."

* Com informações da agência Reuters