Topo

"Passei meses me entupindo de comida", conta Christian Bale sobre "Trapaça"

Eduardo Graça

Do UOL, em Nova York (EUA)

05/02/2014 05h00

Conhecido por se metamorfosear fisicamente para seus personagens, o ator Christian Bale também não poupou esforços para dar vida a Irving Rosenfeld, o golpista inspirado em uma história real que protagoniza "Trapaça", estreia desta sexta-feira (7).

"Passei alguns meses me entupindo de comida, comendo qualquer coisa que visse na frente, sem me exercitar. Pelas duas primeiras semanas, é muito agradável, você adora, adora a comida, diz 'isso que é prazer, isso que é vida'. E de repente se dá conta: 'Isso não é vida, é horrível'", conta Bale em entrevista em vídeo ao UOL (assista acima). "E eu também descobri que engordo como o Papai Noel, fico com uma barriga que cresce para a frente", afirma.

Para a colega de elenco Amy Adams, que interpreta Sidney Prosser, amante de Irving, o esforço valeu a pena. "Ele ficou tão charmoso e vulnerável", diz ela, que afirma não ver sua personagem como "a outra". "As pessoas me chamam de 'a outra', mas nunca vi Sidney como a amante. Eu vejo a Rosalyn [Jennifer Lawrence] como a outra", diz.

"Ela [Sidney], tem força e vulnerabilidade combinadas. Acho que David [O. Russel] está sempre interessado em seus personagens femininos, e enfatiza muito que elas não estão lá só para servir aos personagens masculinos", completa.

O filme se passa nos anos 1970 e o diretor afirma que tentou mostrar a épica através dos olhos dos personagens. "Eu abordei os anos 70 apenas através dos personagens, das paixões dos personagens. Cada personagem ama um tipo diferente de música, roupas, apartamentos. Através deles, eu posso expressar as coisas que eu amei", diz Russel.

"Trapaça" acompanha a operação montada por um agente do FBI (Bradley Cooper), com a cooperação de um golpista (Bale) para enquadrar e prender políticos envolvidos em corrupção na região de Nova York, nos anos 1970. Também estão no elenco Jennifer Lawrence, Jeremy Renner e Louis C.K. O longa concorre ao Oscar nas categorias de melhor filme, ator (Bale), atriz (Adams), ator coadjuvante (Cooper), atriz coadjuvante (Lawrence), figurino, direção, montagem, desenho de produção e roteiro original.

Assista à entrevista completa no topo da página.