Topo

Diretor Peter Greenaway será homenageado no prêmio Bafta

Diretor britânico Peter Greenaway, no Festival de Roma de 2012 - Ernesto Ruscio/Getty Images
Diretor britânico Peter Greenaway, no Festival de Roma de 2012 Imagem: Ernesto Ruscio/Getty Images

Do UOL, de São Paulo

14/02/2014 08h10

O diretor Peter Greenaway reberá no Bafta Awards, no próximo domingo, com um prêmio especial em homenagem à sua contribuição ao cinema britânico.

Nascido no País de Gales, o cineasta de 71 anos é conhecido por explorar temas como a morte, o erotismo e referências ao Renascentismo. Entre seus filmes estão “Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante” (1989), "O Livro de Cabeceira" (1996) e "8½ Mulheres" (1999).

"Peter Greenaway é um cineasta britânico icônico que já trabalhou com muitos dos nossos atores mais talentosos, incluindo Michael Gambon, Tim Roth, Ewan McGregor e a premiado deste ano do Bafta Fellowship, Dame Helen Mirren", disse Nik Powell, presidente do comitê do prêmio.

"Estou muito satisfeito por Peter ser reconhecido com este prêmio por sua carreira cinematográfica distinta e inovadora."

Este ano, o suspense espacial "Gravidade" lidera com 11 indicações a corrida pelo Bafta. "12 Anos de Escravidão" e "Trapaça" foram nomeados em 10 categorias. Na cerimônia, a atriz britânica Helen Mirren receberá o "Bafta Fellowship", pelo conjunto de sua obra.

Conhecido como o "Oscar inglês", o prêmio acontece neste domingo, no Royal Opera House, em Londres.