Topo

Longa "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" leva prêmio do público em Berlim

Guilherme Lobo em cena de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" - Reprodução
Guilherme Lobo em cena de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" Imagem: Reprodução

Do UOL, em Berlim

15/02/2014 11h07

O filme brasileiro "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" ficou em segundo lugar na escolha do público do Festival de Berlim 2014. Em primeiro lugar ficou o etíope "Difret".

Dirigido por Daniel Ribeiro, o longa já tinha vencido o prêmio da Firepresci (Federação da Crítica Internacional) na seção Panorama do Festival de Berlim.

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" narra a história de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade superprotetora. O jovem estudante do Ensino Médio se apaixona por Gabriel ( ao mesmo tempo em que desperta sentimentos em Giovana.

Em entrevista ao UOL antes do início do festival, Ribeiro, de 31 anos, disse que o trunfo de seu filme é que os meninos se descobrem gay de uma forma não sexual. "Os adolescentes gays querem ser associados ao amor e ao afeto. Percebo que quando esses jovens contam aos pais ou no trabalho que são gays, as pessoas já imaginam o sexo. A parte romântica é esquecida. O filme é uma maneira de jovens dizerem aos pais: 'olha, é isso o que eu sinto'".

O filme chega ao Brasil no dia 28 de março, com estreia prevista para São Paulo e Rio de Janeiro, mas Daniel disse que ele e sua equipe estão trabalhando para expandir o lançamento a várias cidades brasileiras, já que tanta gente já se identificou com os dilemas do longa.