Topo

Em SP, Spike Lee entrevista Racionais MC's para documentário sobre o Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 10h55Atualizada em 21/02/2014 17h27

O diretor norte-americano Spike Lee, conhecido pelos filmes “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”, está de volta ao Brasil para mais uma série de entrevistas com artistas e personalidades. Desta vez, o cineasta bateu um longo papo com os Racionais MC’s na quinta-feira (20).

O cineasta, com sólida filmografia e interesse na cultura negra, produz um documentário sobre o país, “Go, Brazil, Go!”, com previsão de estreia para este ano.

O encontro foi registrado por Lee nas redes sociais. “Os Racionais MC’s são os Public Enemy do Brasil”, escreveu, se referindo ao grupo de rap americano. O diretor saiu do encontro com um presente que ganhou dos integrantes: uma camisa do Santos.

Nesta semana, Lee foi visto com sua equipe de filmagem em São Paulo, no Beco do Batman (viela na Vila Madalena, conhecida pelos grafites, onde conversou com o grafiteiro Rafael Sliks), na região do Baixo Augusta, na avenida Paulista e no Vão do MASP. Nesta sexta, ele entrevistou o músico Tom Zé. Na quarta, visitou também a Cinemateca Brasileira, na capital paulista e conversou com o rapper Emicida.

Spike vem fazendo viagens para o país desde 2012. Desde então, gravou depoimentos de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Seu Jorge, Criolo, do presidente do STF Joaquim Barbosa, dos deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Romário (PSB-RJ), e da presidente Dilma Rousseff.

A relação de Spike Lee com o Brasil começou em 1996, quando ele escolheu o Rio de Janeiro e Salvador para gravar o clipe da música “They don’t care about us”, com Michael Jackson.