Topo

Filmes passam a estrear às quintas-feiras no Brasil a partir de março

Robin Utrecht/EFE
Imagem: Robin Utrecht/EFE

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 11h33Atualizada em 21/02/2014 15h58

A partir de 13 de março, as estreias de filmes chegarão aos cinemas brasileiros às quintas-feiras, e não mais às sextas, como ocorre tradicionalmente. O Brasil passa a seguir o cronograma de países como Argentina, Peru, Bolívia e Chile, na América do Sul. Os Estados Unidos continuarão com os lançamentos no último dia útil da semana. 

  • 22208
  • true
  • http://cinema.uol.com.br/enquetes/2014/02/21/as-estreias-de-filmes-passam-a-ser-as-quinta-feiras-voce-gostou-da-mudanca.js

Ao UOL, Paulo Lui, presidente da Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), disse que a mudança surgiu por sugestão dos espectadores. "A gente, aqui na Feneec, vinha recebendo notícias dos exibidores de que o público perguntava por que os filmes não estreavam às quintas. Percebemos então que essa demanda era fruto de uma mudança de hábito: a quinta-feira se tornou um dia quente. Para aproveitar este novo hábito, achamos por bem oferecer produtos novos: os lançamentos". 

Lui acredita que só há vantagens tanto para o público como para os filmes e que a novidade pode ser encarada como um fim de semana prolongado. "As pessoas saem de casa para se divertir às quintas cada vez mais. Agora podemos oferecer um fim de semana prolongado também no cinema. Abrindo o fim de semana na quinta-feira, oferecemos uma antecipação para quem gosta da novidade ou ama muito um filme e quer assistir a ele o quanto antes", disse. 
 
Segundo o presidente, a ideia da alteração surgiu após conversas entre a Feneec, exibidores e distribuidores ao longo do ano. Paulo disse que a mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. "Eles ganham mais um dia de boca a boca". 

Dono da distribuidora Downtown Filmes, Bruno Wainer concorda que a alteração tem tudo para dar certo. "Acredito que isso dará uma sacudida e tornará o mercado mais racional, com essa data a mais para divulgação", afirmou. "Ter feito testes com pré-estreias bem-sucedidas nas quintas-feiras mostrou que os resultados podem ser bastante positivos."
 
A novidade acontece na semana logo depois do Carnaval, com estreias como os brasileiros "Alemão" (de José Belmonte, da Downtown/Paris) e "Éden"(de Bruno Safadi, da ArtHouse), e os internacionais "About Last Night" (Sony), "Need for Speed" (Disney), "Prenda-me" (Esfera/Vitrine), "Refém da Paixão" (Paramount) e "Vampire Academy" (Diamond Films). 

Vote nos seus filmes e atores preferidos do Oscar