Topo

Cate Blanchett leva Oscar de melhor atriz por "Blue Jasmine"

Cate Blanchett ganhou o Oscar de melhor atriz por sua interpretação em "Blue Jasmine" - Getty Images
Cate Blanchett ganhou o Oscar de melhor atriz por sua interpretação em "Blue Jasmine" Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2014 01h44

Cate Blanchett levou a estatueta de melhor atriz do Oscar 2014, por sua atuação em "Blue Jasmine", de Woody Allen, desbancado as candidatas Meryl Streep ("Álbum de Família"), Sandra Bullock ("Gravidade"), Amy Adams ("Trapaça") e Judi Dench ("Philomena"). "Que carreira!", disse Blanchett sobre sua vitória sobre a veterana Dench. "Ela não está aqui esta noite pois, aos 79 anos, seu filme fez tanto sucesso que ela está na Índia gravando uma sequência!" 

Em "Blue Jasmine", Cate Blanchett faz o papel da personagem do título, Jasmine. Acostumada com a boa vida em Nova York, Jasmine se vê obrigada a morar com a irmã, quando seu marido é preso por crimes no mercado financeiro. Em seu discurso, ela mencionou o roteiro "extraordinário" de Woody e a agradeceu a aposta do estúdio em "uma indústria que ainda reluta tolamente em aceitar a ideia de que filmes com mulheres nos papeis principais são experiências de nicho". "Eles não são. O público quer ver [mais filmes assim] e, na verdade, eles dão dinheiro. O mundo é redondo, pessoal", ironizou.

A australiana Cate Blanchett já ganhou diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Oscar de melhor atriz coadjuvante (por “O Aviador”).

Em 2013, o Oscar de melhor atriz foi para Jennifer Lawrence, por “O Lado Bom da Vida”.